TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEMA ASSÉDIO SOBRE A ÓTICA DO BEHAVIORISMO

Por:   •  13/11/2018  •  Resenha  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

3 O TEMA ASSÉDIO SOBRE A ÓTICA DO BEHAVIORISMO

3.1 O Behaviorismo

        O Behaviorismo é o nome dado ao conjunto de abordagens da psicologia que fazem  uso dos comportamentos como objeto de estudo, é focada tanto nos comportamentos quanto na maneira como os estímulos externos podem influenciar. A escola ganhou forte notoriedade na década de 1920 e foi a força dominante da psicologia por cerca de 60 anos, o behaviorismo de Watson acreditava na mensuração, treinamento e mudança dos comportamentos, o que leva a abordagem não acreditar nos conceitos de consciente e inconsciente.

         Além disso, é importante levar em conta a forma como os estudiosos behavioristas definem a personalidade, como sendo um acúmulo de respostas a diversos estímulos, sistemas de hábitos ou série de conjuntos comportamentais, mostrando-se forte caráter determinista na linha de pensamento,como definido abaixo:

To behaviorists, personality is merely an accumulation of learned responses to stimuli, sets of overt behaviors, or habit systems. Personality refers only to what can be objectively observed and manipulated. (SCHULTZ;2009;pag.371)

        Interessante notar queexistem diferentes tipos de Behaviorismos, sendo assim, diferentes teorias e autores e para essa resenha, falaremos sobre o de Pavlov, Skinner e Bandura, respectivamente.

3.2 PAVLOV E O CONDICIONAMENTO CLÁSSICO

        

Pavlov como um dos precursores do Behaviorismo instauroi sua teoria do condicionamento clássico, onde existe a associação de estímulos para resultar em uma resposta aprendida. Sendo assim, existe a associação de estímulos que fazem ocorrer um comportamento, no caso, um assédio.

        Para explicar melhor o condicionamento clássico, temos de conhecer os 5 membros do processo, o estímulo não condicionado (ENC), a resposta não condicionada (RNC), o estímulo neutro (EN), estímulo condicionado (EC) e resposta condicionada (RC).

3.2.1 ANÁLISE DO ASSEDIADOR SEGUNDO A VISÃO DE PAVLOV

 Pensando nos 5 membros processuais antes citados podemos entender que o ato de atração do assediador se classifica comosendo a resposta condicionada e não condicionada. Já a simples presença da vítima é o estímulo não condicionado. Como estímulo neutro podemos caracterizar a existência de alguma característica que o assediador tem atração, por exemplo, pessoas usando roupas na cor vermelha, imaginando que o agressor já tenha praticada agressão com um pessoa que atende a esse perfil,o estímulo condicionado que leva o agressor a possuir atração passa a ser a pessoa vestir a cor vermelha e não sua simples presença.

3.2.2 ANÁLISE DA VÍTIMA SEGUNDO A VISÃO DE PAVLOV

Pensando nos 5 elementos antes citados, devemos classifica-los também para o ponto de vista da vítima. As definições a seguir, partem da idéia de alguem que já foi vítima de algum assédio.

Anterior ao assédio, a figura masculina se mostra como elemento neutro, após sofrer o assédio existe uma generalização criada pela vítima que passa a ver  homens como possíveis agressores, tornando homens um estímulo condicionado. Como forma de resposta condicionada e não condicionada existe a sensação de medo que é desencadeada.

3.3 SKINNER E O BEHAVIORISMO RADICAL

        O estudioso Skinner foi o responsável por inaugurar o estudo do Behaviorismo radical, que contém o conhecimento sobre os comportamentos operantes, ou seja, comportamentos que acontecem de maneira não reflexivas, exigem certo esforço para serem realizados. Uma boa definição para o que é comportamento operante, é a apresentada abaixo por Skinner, que usa a consequência que os comportamentos podem gerar como base.

Os reflexos, condicionados ou não, referem-se principalmente à fisiologiainterna do organismo. Muitas vezes

estamos mais interessados, entretanto, no comportamento que produz algum efeito no mundo ao redor. (SKINNER;1951;pag.61)

 O estudo de Skinner é focado nas probabilidades ou nas não repetições dos determinados comportamnetos, havendo o chamado estudo de consequências, ligados a reforços, positivos e negativos ou punição que são os fatores que influenciam a frequência de ocorrência de determinado comportamento. A determinação das atividades como reforçadoras ou não, variam em relação ao organismo que estão sendo estudados.

Apesar disso Skinner não acredita que os comportamentos sofram influência de algum fator interno do ser humano, entretanto ele acredita no chamado autocontrole que faz relação ao controle que o organismo pode ter sobre os possíveis reforçadores, como mostrado no trecho.

There  is  nothing  inside  us—no  process,  drive,  or  other internal   activity—that   determines   behavior.   However,   although   these   external stimuli and reinforcers are responsible for shaping and controlling behavior, we have the ability to use what Skinner called self-control, which he described as acting to alter the impact of external events. Skinner did not mean acting under the control of some mysterious “self.” He suggested that to some extent we can control the external variables that determine our behavior (SCHULTZ;2009;pag.385)

        Expostas e definidas tais ideias de Skinner podemos migrar a relação das teorias do norte americano ao tema assédio.

        3.3.1 ANÁLISE DO ASSEDIADOR SEGUNDO A VISÃO DE SKINNER

        Na ótica do Behaviorismo radical, podemos pensar que para o assediador que tem como controle de seus comportamentos operantes as consequências, podemos encaixar o fator prazer, que ele alcança ao assediar como o reforço positivo para a repetição do ato. Sendo assim, após o primeiro assédio e o conhecimento do prazer sem sofrer punições ou algum reforço negativo, existe grande chance do assediador recorrer a este comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com