TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho para o desenvolvimento sustentável

Seminário: O caminho para o desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME Felipe Martins dos Santos

RA 6248227211

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

2013

Questões da atividade de autodesenvolvimento

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

As cinco dimensões propostas pelo autor são:

1. Ambiental, a qual diz respeito à extração e uso dos recurso naturais para atender as necessidades economicas e de consumo, de forma em que o meio ambiente possa se reconstituir continuamente garantindo a mesma gestão recursos para as futuras gerações.

2. Economica, que se baseia na busca pela eficiencia no uso de distribuição dos recursos naturais (ecoeficiencia) , tambem envolvendo constantes pesquisas para inovações tecnologias, explorando altenativas aos recursos limitados, como as fontes de energias que tem impulsionado o mundo desde o último século.

3. Social, na qual se deve buscar o equilibrio na desiguldade acesso a uma vida digna, estabelecendo o limite de condições minimas na aquisição de bens e erradicar a pobreza aplicado a justiça social a todos cidadãos.

4. Politica, onde se centralizam as decisões das nações sobre os rumos do crescimento que suas sociedades devem tomar. O poder de realização de um estado-politico deve atender aos anseios globais da preservação ambiental em favor das mudanças nos padrões de consumo e produção.

5. Cultural, que atinge cada um de nós como individuos e cidadãos, pois o modelo ocidental de capitalismo consumista que envereda os ideais de crescimento estão enraizados no nosso modo de vida, sendo assim, se faz necessária uma reforma profunda do porque adquirimos bens e para que os usamos.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ambiental, Econômica e Social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta é a tecnológica, na qual a tecnologia poderia avançar ao ponto de garantir novas fontes de recursos e/ou contribuir para a restauração dos recursos existentes assim como seu uso eficiente.

A segunda resposta, trata da mudança progressiva nos padrões de consumo e produção nas raízes culturais das sociedades.

A terceira resposta, é a conseqüência de falharmos, exaurindo os recursos naturais de forma que a humanidade não tenha mais condições de existir.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com