TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar o sistema gustativo

Por:   •  27/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  1.469 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar o sistema gustativo

A grosso modo podemos dizer que o sistema de gustação ou paladar é um dos nossos 5 sentidos responsável pelas sensações percebidas em nossa boca a respeito do gosto do alimentando que comemos. Sabe-se também que a definição do gosto da comida esta diretamente ligada ao sentido do olfato. Enquanto o paladar se preocupa em definir se o gosto do alimento é amargo, azedo, salgado, doce ou umami. O olfato determina o aroma que é responsável por um dos primeiros estímulos antes e durante a refeição. A síntese do gosto e aroma pode ser chamada de sabor.

O estímulo para o gosto é uma substância solúvel na saliva. O sistema gustativo inclui receptores localizados na língua bem como na garganta e céu da boca; o sistema também inclui partes do cérebro e rotas neurais de interconexão. Além disso, o gosto não poderia ser percebido com eficiência se permanecesse em seu estado solido, agregando a responsabilidade de dissolver os alimentos para que os receptores possam identificar o gosto.

Estes receptores ocorrem em grupo, chamados botões gustativos, localizados nas protuberâncias da língua e no interior da boca. Nas extremidades dos botões gustativos encontram-se pequenas estruturas filamentosas que se estendem para fora e fazem contato com as soluções da boca. O contato resulta num impulso elétrico; este é o processo de transdução. O impulso elétrico, então, é transmitido ao cérebro.

Quando estamos gripados e comemos algo sentimos o gosto desse alimento porque o paladar esta processando de forma normal. Isso quer dizer que poderemos definir se ele é amargo, salgado, doce e etc. Mas como não haverá sensações ou percepções do olfato, não seremos capazes de definir com precisão o gosto daquela comida. Por isso costumamos dizer que o alimento esta sem gosto quando na verdade esta sem sabor. Exemplo: Tente diferenciar o gosto de vinagre e um vinho seco enquanto estiver gripado.

A língua é dividida por fibras nervosas especificas para determinar o gosto dos alimentos. As laterais definem gostos ácidos ou azedo, a ponta define o doce, a parte mais próxima a garganta define o amargo e o restante, exceto pelo centro, define o salgado.

Pesquisas recentes sugerem que se os nervos que chegam a uma determinada região fossem secionados, toda sensação seria perdida. Entretanto, isso não ocorre porque os nervos gustativos inibem uns aos outros. O dano em um nervo incapacita-o a inibir os outros; consequentemente, se secionarmos os nevos de uma determinada região, reduzimos o efeito inibitório, e o resultado é que ocorre pouca alteração na experiência cotidiana do gosto.

Os fatores genéticos também aparecem como determinantes na experiência de diferenciação do gosto. Alguns países no oriente tem como pratos principais alimentos cítricos ou amargos. Enquanto no ocidente são alimentos que despertam a repulsa de muitas pessoas. Predominantemente, preferimos pratos salgados ou doces em nossas principais refeições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com