TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é projeção?

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Antes de tudo, é necessário saber que Jonas ao se encontrar em situação de rua, o Conselho Tutelar foi acionado e ele foi levado para o Serviço de Acolhimento. Ao denunciar a situação que sua família se encontra, o Serviço Social foi acionado para buscar as outras duas crianças que ficaram.

  1. Primeiramente, o psicólogo que trabalha nesse caso deverá ter sua atenção voltada para a prevenção da situação de risco onde essas crianças se encontram, atuando nas situações de vulnerabilidade, sem esquecer de todo o contexto familiar, cultural, político e socioeconômico em que vivem. “O objetivo é a reintegração familiar, com vistas a assegurar a essas crianças o retorno ao seu núcleo familiar, com a garantia de seus direitos e proteção, estabelecendo ainda contato e parcerias com a rede socioassistencial.” (SILVA, Christie Dinon Lourenço da et al . A Psicologia nos serviços de acolhimento institucional e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Pesqui. prát. psicossociais,  São João del-Rei ,  v. 10, n. 1, p. 55-65, jun.  2015).

Assim será preciso um leque de intervenções, porém não só com as crianças, mas com todo o núcleo familiar.

Começando com a mãe; que é uma mulher negra e pobre, onde provavelmente sofra com violência doméstica, e tinha que deixar os três filhos com o pai/padrasto para ir trabalhar, trabalho este onde passa o dia todo. O psicólogo deverá atuar com uma escuta afetiva à essa mãe, que estará em sofrimento por conta da perca desses três filhos; informar esta mulher seus direitos; perguntar a mesma se ela quer denunciar este marido. Caso queira, o psicólogo deverá informa-la se houver dúvida, ou se a mesma quiser, poderá ajuda-la em todo este processo; caso não queira denuncia-lo, o psicólogo deverá apresentar alternativas para essa mulher; ou no caso de querer ainda estar com este homem, o psicólogo pode ajudar na melhora do vínculo entre o casal. Deve também perguntar se existe algum parente onde ela possa ficar caso esse marido a ameace, ou um parente de confiança que possa ficar com os filhos enquanto está trabalhando.

O pai/padrasto é um dependente alcoólatra, que se encontra desempregado e que por conta de toda essa situação está em sofrimento psicológico, o qual explica seu vício. A intervenção com este pai poderia se iniciar com o psicólogo o informando dos direitos que o próprio violou, assim oferendo alternativas, caso seja de desejo do próprio ainda ser um membro dessa família; podendo sugerir para que vá conhecer o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), lugar onde irá tratar sua dependência; trabalhar com sua reintegração na sociedade, ajudando este homem a procurar um emprego; trabalhar o vínculo da relação conjugal entre marido/esposa com ambos, trabalhar com a reorganização da casa onde vive, pois é importante que cada um tenha direito a suas intimidades.

Jonas e Lisa, são duas crianças em idade escolar que não se encontram estudando, e que no devido momento estão no Serviço de Acolhimento. Ambas crianças que viviam em uma situação precária.  O psicólogo nesse caso deve sempre manter uma atitude acolhedora, com uma escuta afetiva; trabalhando com outros Órgãos para que ambos tenham direito a frequentar uma escola e a outros direitos fornecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Procurar fazer um mapeamento de rede desta família, para saber se existe algum parente, para que quando reintegrados de volta na família possam ficar com essas crianças quando saírem da escola e se encontrarem sozinhas em casa. Dentro do Serviço de Acolhimento esse psicólogo pode procurar inserir essas crianças em atividades extracurriculares.

Entretanto, existe um bebê de colo que está em fase de amamentação, o qual se encontra no Serviço de Acolhimento. As intervenções com essa criança serão limitadas. Algo que o psicólogo pode trabalhar para com essa criança é na busca de uma creche; a integração de uma equipe multiprofissional, onde uma nutricionista também é de grande importância e poderá fazer uma dieta com todos nutrientes que esse bebê precisa; pedagogos para trabalhar o desenvolvimento dela.

Caso o casal ainda queira ter um relacionamento, terão que transformar a casa onde vivem em um lar aconchegante, tanto fisicamente quanto afetivamente, para que nas visitas feita pelos profissionais de supervisão, essa mudança seja percebida. Como dito acima, o fortalecimento do vinculo da relação é um empecilho importante, onde será o começo de uma mudança na vida dessa família. O psicólogo pode também os encaminhar a um terapeuta de casal, mas somente quando ambos decidirem que querem ficar juntos e este marido estiver no tratamento de sua dependência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com