TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é treinamento?

Tese: O que é treinamento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Tese  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

1. O que é aprendizagem?

É o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o meio ambiente tem sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de "tentativa e erro" e de períodos de descanso, após o qual se pode acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados.

Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no cenário escolar prevalecem a resignificação dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas. Nos bastidores da aprendizagem há a participação, mediação e interatividade, porque há um novo ambiente de aprendizagem, remodelização dos papéis dos atores e co-autores do processo, desarticulação de incertezas e novas formas de interação mediadas pela orientação, condução e facilitação dos caminhos a seguir.

A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos, dialogo problematização e produção própria dos educandos. O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças. Como mediador, o docente passa a ser comunicador, colaborador e exerce a criatividade do seu papel de co-autor do processo de aprender dos alunos.

2. A evolução do conceito de ensino.

O processo educacional tem um significado que não podemos recusar parao desenvolvimento do ser humano, tanto no passado, como no mundo atual. A educação traz ao homem avanços significativos, no sentido da garantia de um futuro melhor.

A Educação, em um sentido amplo, represeta tudo aquilo que pode ser feito para desenvolver o ser humano ee, no sentido escrito, representa a instrução e o desenvolvimento de copetências e habilidades.

Podemos considerar como própria evolução da sociedade, a concorrência no mercado de trabalho e o governo tem contribuido bastante com essa evolução educacional introduzindo exames nacionais de certificação do ENEM.

3. O ensino e a aprendizageem na vida humana.

Quanto mais evoluído o ser podemos notar que a capacidade de aprendizagem, o período da infância e a importância para a sua vida que se constitui o aprendizado, aumentam. Na vida humana o aprendizado se inicia com o, ou até antes, do nascimento e se prolonga até a morte. Se pretendermos compreender o comportamento e as atitudes humanas, os ideais e as crenças, as habilidades e os conhecimentos que caracterizam qualquer ser humano, estaremos sem dúvida, tentando compreender seu processo de aprendizagem. É pois pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, constitui sua personalidade e se prepara para cumprir o papel que lhe é reservado na sociedade a qual pertence.

O que devemos reconhecer é que existe uma diversidade cultural, que estas diferenças devem ser respeitadas e acolhidas, aceitas pela escola. As sociedades modernas têm que aprender a conviver com os diversos grupos sociais que freqüentam a escola valorizando suas culturas, respeitando suas características próprias, seus padrões e suas riquezas. Não devemos considerar a cultura dos socialmente privilegiados como ?superior? , única, legítima. A escola agindo de maneira preconceituosa com este aluno trabalhador, oriundo das camadas desfavorecidas está transformando a diferença em deficiência, em privação, em carência cultural.Trata-se, em verdade, em atitude etnocêntrica, que torna o diferente, o desigual, em um marginal cultural, relegando-o ao inevitável fracasso.

4. Tipos de Aprendizagem

4.1 Cognitiva:

Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, atenção, percepção, representação de conhecimento,raciocínio, criatividade e resolução de problemas. Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais.

4.2 Afetiva-Social:

O ser humano é dotado de desejos, vontades e sentimentos próprios que começam a se desenvolver desde o nascimento. Ao longo

da infância, ocorre o processo de desenvolvimento socioafetivo da criança, período em que são importantes as interações que

proporcionam vivências afetivas. Tanto a família quanto os professores exercem um papel importante no desenvolvimento afetivo

da criança porque são eles, enquanto sujeitos mais experientes, que coordenam o processo de aprendizagem.

A afetividade é um tema que vem sendo muito debatido, tanto nos meios educacionais quanto fora dele. No universo escolar, há um consenso entre educadores com base nas principais teorias do desenvolvimento sobre a importância da qualidade das primeiras relações afetivas da criança. A afetividade implica diretamente no desenvolvimento emocional e afetivo, na socialização, nas interações humanas e, sobretudo, na aprendizagem.

O fator afetivo serve de referência para que o professor trabalhe não só elementos da construção do real, mas também a constituição do próprio sujeito, como os valores e o caráter. A criança que se sente amada, aceita, valorizada e respeitada adquire autonomia e confiança e aprende a amar, desenvolvendo um sentimento de auto valorização e importância.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com