TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado da comunicação

Artigo: O significado da comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

O objetivo deste trabalho é informar que nos dias atuais precisamos nos comunicar bem, seja no trabalho na escola em casa poia a comunicação é um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, nossas idéias e tudo o que fazemos. Sabemos que a comunicação evoluiu com o passar do tempo dos anos com o avanço tecnológico assim ficou bem mais fácil ter acesso as informações pois temos dados a nossa disposição como mostra neste trabalho.

Um fator importante é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração como alguns abordagens citadas neste trabalho.

Sabe-se que, a palavra comunicação, originária do latim (communicatione), é definida por “tornar comum”, sendo assim, o fenômeno da comunicação não é entendido no momento em que se dissemina uma informação, mas quando é compreendida por todos que a recebem. É relevante saber também, que a comunicação pode ser: verbal ( compreende a oralidade e a escrita) e não verbal. Comunicação é o ato de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de persuadir ou de obter em entendimento comum a respeito de um assunto ou de uma situação.

Portanto, comunicação empresarial (ou organizacional) é a disseminação de informações, através e para pessoas, dentro de uma instituição que visa atender seu público-alvo, que podem ser divididos em dois grupos: Público externo composto pela sociedade como um todo e público interno que é composto pelos colaboradores da empresa. A missão da comunicação é socializar os indivíduos, uma vez que o ser humano tem a necessidade básica de viver em sociedade.

Entretanto para que haja a comunicação é necessário que existam alguns elementos-chave. A inexistência de algum destes, compromete o ato comunicativo, que são:

A) Emissor ou remetente: responsável por elaborar (codificar) a mensagem. Evidencia-se que a atenção do receptor pode variar, dependendo da experiência ou autoridade atribuída ao emissor;

B) Receptor ou destinatário: o público a que a mensagem se destina. É responsável por receber, decodificar e interpretar a mensagem enviada pelo emissor;

C) Mensagem: a essência e a razão da comunicação. É constituída por um conjunto organizado de sinais (ou signos) pertencentes a um código lingüístico ou não.

D) Ambiente ou contexto: local ou situação em que o ato comunicativo ocorre. É um elemento extralingüístico e decisivo no comportamento dos participantes;

E) Canal ou meio de Comunicação: meio escolhido pelo emissor (para transmissão da mensagem) e conseqüentemente pelo receptor para emitir a retroação. O meio de comunicação pode ser oral, escrito, visual ou corporal e serve de suporte físico para esse evento;

F) Código: conjunto de sinais (ou signos) lingüísticos ou não, comuns ao emissor e receptor, e das regras de utilização desse conjunto.

Desta forma é valido lembrar que cada um desses elementos determina uma função de linguagem, no caso do elemento do contexto a sua função é referencial, do elemento emissor a função é emotiva, o elemento receptor sua função é conotativa, no elemento canal sua função é fática, elemento mensagem é poética e o elemento código sua função é metalingüística.

Sabe-se que a palavra linguagem tem pelo menos dois significados fundamentais: a linguagem como conceito geral; e a linguagem como sistema linguístico específico (língua portuguesa por exemplo); ainda outra definição vê a linguagem como um sistema de comunicação que permite aos seres humanos o compartilhamento de sentidos.

Dentro do âmbito da teoria da administração a origem da abordagem clássica da administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, assim podendo ser resumida em dois fatos: primeiro pelo crescimento acelerado e desordenado das empresas e segundo a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações. É nesse momento pós-revolução industrial que surge a divisão do trabalho entre os que pensam e os que executam. O panorama industrial vigente (variedade de empresas em tamanhos diferenciados, problemas de baixo rendimento, concorrência intensa, elevado volume de perdas, insatisfação dos operários, decisões mal formuladas etc), inspirou a criação de uma ciência da administração, que substituísse o empirismo e a improvisação, até então dominantes.

Assim também podemos destacar a abordagem humanística que ocorre com a teoria das relações Humanas a partir da década de 30, graças ao desenvolvimento das ciências sociais.

A administração no conceito das empresas surgiu como resposta a partir da revolução industrial, onde as indústrias passaram a produzir para acumular e depois vender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com