TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e análise relacionado ao Ciclo Vital Humano

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.258 Palavras (26 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO CICLO VITAL

SÃO PAULO, 2015

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO CICLO VITAL

Trabalho apresentado à Universidade Paulista UNIP, como requisito prático de observação e análise relacionado ao Ciclo Vital Humano.

SÃO PAULO, 2015

SUMÁRIO

1. Introdução 1

2. Desenvolvimento 2

Adolescência - Análise Entrevista Tainá, 13 anos, Dubladora 2

Adulto Jovem - Análise Entrevista Daniela, 36 Anos, Secretária 5

Meia idade - Análise Entrevista Cristiane, 47 anos 7

Velhice - Análise Entrevista Tereza, 63 anos, Pedagoga 10

3. Conclusão 12

Referência Bibliográfica 13

Anexos 14

Entrevista 1 - Transcrição Tainá 15

Entrevista 2 - Transcrição Daniela 20

Entrevista 3 - Transcrição Cristiane 21

Entrevista 4 - Transcrição Tereza 24

1. INTRODUÇÃO

A seguir apresenta-se o trabalho realizado que visa refletir às eras ou estações da vida de um indivíduo. Entre o período da puberdade até a adolescência com 12 - 20 anos, adulto jovem de 20 - 40 anos, meia idade de 40 - 65 anos, e velhice a partir dos 65 anos.

Com base nas entrevistas realizadas com pessoas dentro da faixa etária das 4 estações da vida humana, serão abordadas as convergências e as divergências entre essas idades, para melhor entendimento a definição e os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

As análises foram realizadas de acordo com o conteúdo absorvido da disciplina em aula, com base nas teorias pesquisadas sobre o desenvolvimento da idade humana e também por meio das informações levantadas pelos entrevistados.

Propõe uma comparação realizada entre as teorias dos renomados pesquisadores da área, como Erick Erikson, Philippe Ariès, Anna Freud, com objetivo não apenas de identificar semelhanças, mas também de exercitar o aprendizado adquirido em sala de aula.

2. DESENVOLVIMENTO

Nos próximos subtítulos serão apresentadas as análises das entrevistas realizadas em comparação à teoria discutida em sala de aula. Debruçar sobre as teorias permitiu entender e apreciar cada fase do ciclo de vida do indivíduo produzindo rico conhecimento a ser compartilhado.

Muitas mudanças acontecem fisicamente e cognitivamente que delimitam o período compreendido por cada fase e isso é extremamente relevante na terapia clínica, onde se deve tratar as nuances da vida não apenas como um problema pontual do indivíduo, mas sim algo generalizado, em linha com a teoria indicada por grandes estúdios.

São elas:

Adolescência - Análise Entrevista Personagem 1, 13 anos

No 8º ano do Ensino Médio, Tainá tem características pertinentes a sua idade de Período de Puberdade 12-20 anos de acordo com as Teorias dos estudos realizados. Nessa idade, a de adolescência/puberdade, é um período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da infância para a adolescência, é a fase em que não se é mais criança, mas também ainda não se é um adulto.

É caracterizada como a fase de um ser em formação, ou melhor, em transição e desenvolvimento. É quando ocorrem as mudanças fisiológicas e biológicas. É nessa fase que o corpo e mente do adolescente sofrem por várias transformações, tornando-se maduro suficiente até para gerar filhos.

O final da adolescência é ditado por imperativos sociais, que vão desde as exigências da escolaridade impostas pela qualificação profissional até as flutuações do mercado de trabalho, tornando-se claro que a inserção do adolescente na sociedade adulta, escapa ao indivíduo e à família.

É um período repleto de sentimentos, como rebeldia, lágrimas e risos, amor e ódio, em que os sentimentos estão à flor da pele.

No dizer de Philippe Ariès (1978), “a adolescência se expande, empurrando a infância para trás e a maturidade para a frente, e vamos passando de uma época sem adolescência para outra, em que a adolescência é a idade favorita”.

Voltando para entrevista, notamos que a adolescente Tainá, têm uma rotina básica: pela manhã passeia com cachorro, a tarde à escola e a noite fica com a família.

Tem como hobby: a leitura, gosta de dialogar/ conversar, e de dançar.

Prioriza bastante os estudos, porém demonstra certo medo e insegurança, em não conseguir passar em cursos profissionalizantes.

De acordo com Erick Erickson, e Anna Freud, eles acreditam que com a influência educacional, a criança adquire a fortaleza e a competência necessárias para dominar tanto a realidade, quanto o instinto.

Tainá relata que possui um ótimo relacionamento familiar e um bom convívio entre amigos. Demonstrou uma irritabilidade e impaciência ao lidar com os mais velhos/idosos e reconhece que tem esse ponto a melhorar.

Ao se comprar com outras garotas de sua idade, se considera mais madura e mais desenvolvida do que elas.

Analisando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (282.3 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com