TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Ciência?

Seminário: Oque é Ciência?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  182 Visualizações

Oque é Ciência?

Conhecimento Científico e Senso Comum

Todas as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem ter estudado ciência. Esses conhecimentos são familiares ao senso comum. Qualquer pessoa ouviu falar neles e tem condições para conferi-los, e ainda, a grande maioria poderá explicar porque eles acontecem.

As características que fixam a fronteira ente o conhecimento científico e o senso comum estão relacionados com a maneira de conhecer ou de justificar o conhecimento, oque vai diferenciar é o processo de obtenção, justificação e transmissão de conhecimento

O conhecimento científico é:

Crítico - procura bases sólidas, justificações claras e exatas, enquanto o senso comum é habitualmente imediato e as explicações nem sempre profundas.

É organizado - Visa organizar seu conhecimento num conjunto onde os elementos estejam relacionados de maneira ordenada, enquanto o senso comum é composto por um conjunto de conhecimentos “avulsos”.

É prognosticador - Baseado em certos “princípios” ou “leis” a ciência pode predizer de que maneira acontecerão certos fatos futuros. Enquanto o senso comum também faz predições, mas, são justificadas apenas por analogias do próprio senso comum.

É geral – É conhecimento de conjunto ou classes de fatos e situações, e não apenas fatos isolados; como ocorre no senso comum.

Os filósofos mais tradicionais consideravam que uma característica essencial da ciência é o

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com