TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos do Desenvolvimento Humano e a Fonoaudiologia

Por:   •  26/1/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Os aspectos do desenvolvimento humano e a fonoaudiologia

Artigo: Assessoria fonoaudiológica na escola: sob o efeito da escrita e sua aquisição

Karolainy ketlyn vidal da silva [1]

É de saber que a área fonoaudiologica possui um grande impacto no desenvolvimento humano nas diversas fases da vida por se tratar de uma área em que há processos de reabilitações os quais interferem na vida dos indivíduos. Para compreendermos melhor a relação entre a fonoaudiologia e os apectos do desenvolvimento, primeiro faz-se necessario evidenciar quais são estes aspectos. Os aspectos são:
o aspecto físico-motor, que é a consideração do crescimento orgânico, da maturação neurofisiológica, da capacidade de manipulação de objetos e do exercício do próprio corpo;
O aspecto intelectual que é a capacidade de pensar, de raciocinar;
O aspecto afetivo-emocional que é o modo particular de cada indivíduo integrar suas experiências, é o sentir; E o aspecto social que é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

Primeiramente, é valido resaltar, que a fonoaudiologia atua com diversos aspectos do desenvolvimento humano, envolvendo o conhecimento da estrutura neurológica e de cabeça e pescoço para a condução de atividades funcionais que devolvam ou potencializem o sistema comunicacional do indivíduo. Indentificando esses aspectos entendemos melhor a sua correlação com a fonoaudiologia. Tomaremos por base o artigo “Assessoria fonoaudiológica na escola: sob o efeito da escrita e sua aquisição”.

Através do artigo entendemos que a experiência fonoaudiológica na área educacional apontou que o que incomoda a escola é, como vimos anteriormente, o erro, interpretado como evidência de falhas de outra ordem que a da linguagem e entendido pela assessora-pesquisadora como entidade indicativa do processo de aquisição da escrita infantil. O assessor em Fonoaudiologia e o professor podem também analisar a escrita de crianças. O erro presente na escrita inicial deve ser tomado como efeito do funcionamento da língua, que implica o movimento da criança diante do seu processo de constituição como sujeito na/da escrita. Isso significa o afastamento da condição patológica do erro e o compromisso do fonoaudiólogo com a área educacional.

Dessa forma, nota-se a presença da interação dos aspectos do desenvolvimento neste processo de aprendizagem da escrita, à saber os aspectos físico-motores, intelectuais, afetivo-emocionais e socias, fazendo-se necessario analisar o indivíduo de maneira global em seu desenvolvimento, para um tratamento eficaz e benéfico.

Graduanda. karolainy.ketlyn@ufpe.br


[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com