TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homofobia no aspecto sociológico e educacional em termos de inclusão, discriminação e educação, orientada para o desenvolvimento humano, suas intenções

Trabalho acadêmico: Homofobia no aspecto sociológico e educacional em termos de inclusão, discriminação e educação, orientada para o desenvolvimento humano, suas intenções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO .......3

DESENVOLVIMENTO 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

Apresentação

O presente trabalho de produção textual aborda o tema homofobia de uma forma sociológica, educativa na perspectiva da inclusão, discriminação e educação voltada para o desenvolvimento do ser humano, suas intenções, bem como suas diferentes formas de se relacionar com os demais sujeitos.

A importância e o respeito ao próximo, independente da sua etnia, religião, regionalidade ou orientação sexual.

Vai abordar o combate à discriminação e o preconceito nas escolas, buscando a promoção da tolerância à diversidade.

Fazendo isto, através de práticas pedagógicas diversificadas, dinâmicas e criativas, bem como através do compromisso diário com a aprendizagem dos alunos no âmbito escolar. ’’

1 DESENVOLVIMENTO

Uma das questões fundamentais a serem trabalhadas no cotidiano escolar, na perspectiva da promoção de uma educação atenta à diversidade cultural e à diferença, diz respeito ao combate à discriminação e ao preconceito, tão presentes na nossa sociedade e nas escolas.

O preconceito e a discriminação estão gerando violência e inúmeros problemas, mas esse fato acontece principalmente nas escolas públicas.

A escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença.

Em recente pesquisa(CANDAU,2003) realizada com o objetivo de identificar as diferentes manifestações do preconceito e da discriminação nesses espaços, fora claramente evidenciados os sutis processos de discriminação que permeiam nossas práticas sociais e educacionais em suas diversas dimensões.

A discriminação pode adquirir múltiplos rostos, referindo-se tanto a caráter étnico e caráter social, como a gênero, orientação sexual, etapas da vida, regiões geográficas de origem, características físicas e relacionadas a aparência, grupos culturais específicos(os funkeiros, os nerds, etc.). Talvez se a possível afirmar que estamos imersos em uma cultura da discriminação, na qual a demarcação entre ‘’nós’’ e os ‘’outros’’ é uma prática social permanente que se manifesta pelo não reconhecimento dos que consideramos não somente diferentes, mas, e muitos casos, ‘’inferiores’’, por diferentes características indenitárias e comportamentos. A escola é palco de manifestações de preconceitos e discriminação de diversos tipos.

Preconceitos e diferentes formas de discriminação estão presentes no cotidiano escolar e precisam ser problematizados, desvelados, desnaturalizados. Caso contrário, a escola estará a serviço da reprodução de padrões de conduta reforçadores dos processos discriminadores presentes na sociedade.

O tema a ser abordado no presente trabalho é homofobia e a bissexualidade assuntos que ainda são muito delicados no ambiente escolar e precisam tratado não só com os alunos as também com professores em geral, pois as faltas de técnicas pedagógicas adequada para lidar coma diversidade sexual faz com que a homofobia seja um problema recorrente nas salas de aula.

O caso de Paulo citado no trabalho poderia ser tratado de outra forma que não precisasse chegara tal ponto. A problemática da discriminação é certamente complexa e precisa ser trabalhada com base em uma dimensão multidimensional. No entanto, questionar o ‘’silêncio’’ que a aprisiona é fundamental, a mudança de comportamento é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com