TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Sociais

Por:   •  16/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

          MOVIMENTOS SOCIAIS

Conceito = Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.

         

          No Brasil = Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade. 

   

         Os principais movimentos sociais no Brasil = As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

Tipos de movimentos sociais:

  • Movimentos reivindicatórios, os quais focam sua ação em exigências de questões imediatas. Utilizam-se da pressão pública para pressionar instituições que possam modificar os dispositivos legais que possam lhes favorecer.
  • Movimentos políticos, os quais buscam influenciar a população na participação política direta enquanto garantia para transformações estruturais na sociedade.
  • Movimentos de classe, os quais buscam subverter a ordem social e, consequentemente, alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.

        Composição de um Movimento Social  =

Para que haja um movimento social efetivo, é preciso a conjugação de alguns fatores. O primeiro deles é o projeto, o qual abarca toda proposta e objetivos do movimento em questão.

Um outro fator crucial é a ideologia que embasa este movimento. A ideologia é a responsável por articular a união entre os grupos sociais em prol do movimento.

Por fim, ao se instituírem, os movimentos sociais estabelecem uma disposição hierárquica. Essa hierarquização pode ser descentralizada ou não, numa estrutura deliberada para possuir líderes e outros integrantes.

          PSICOLOGIA SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAS

O artigo busca focar na psicologia social como construtora do comportamento humano. O ser humano está inserido na sociedade, dessa forma ele mantêm relações sociais. Essas relações sociais são adquiridas através dos ensinamentos familiares e do contato com a cultura na qual está inserido, garantindo valores e construindo seu modo de ver o mundo.

Dentro da sociedade existem os chamados movimentos sociais. Tais movimentos buscam a garantia de direitos ligados a parte da população que de alguma forma é discriminada. Dessa forma, entender como a psicologia social influencia no comportamento dos seres humanos que se reúnem em prol de lutar por direitos da coletividade é o enfoque principal deste trabalho.

Os grupos de pessoas se reúnem com um objetivo estruturado e com intenção de sensibilizar a sociedade para a resolução de problemas que afetam parcela da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com