TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Padrões de Beleza

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.246 Palavras (37 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 37

Resumo

Atualmente, observa-se um crescimento da busca pela beleza e dos modelos propostos pelos segmentos da moda, de bens e serviços em torno do corpo perfeito. Vivemos num contexto fortemente marcado pelo culto ao corpo magro, belo, jovem e saudável. Um ideal corporal que atinge especialmente as mulheres e que está cada vez mais associado com atratividade sexual, competência, aceitação social, autocontrole e sucesso. Por outro lado, testemunhamos um aumento alarmante dos casos de excesso de peso e obesidade no mundo.        Assim, abordaremos a historia dos padrões de beleza, a fim de entender como foram modificados os ideais do belo. De seguida falaremos dos padrões na atualidade, integrando as outras culturas, os padrões de beleza perante os homens e a aparência como vetor de sociabilidade, também, abordamos o corpo e a forma física, saudável, no mesmo âmbito referimos os transtornos alimentares.                                                                 A influencia da mídia é muito importante perante o nosso tema porque o ideal de beleza parte da mesma, já a cirurgia plástica é incentivada pelo desejo de pertencer ao “belo”.         Por fim, damos relevância aos relacionamentos, visto que na atualidade a aparência é o principal ponto de atração, de interesse pelo outro.

Palavras-chave: beleza; corpo perfeito; historia; sociabilidade; forma física; transtornos alimentares; mídia; cirurgia plástica; relacionamentos.

Abstract

        In today's society there's a noticeable growth in the need of achieving the ideal face and body through cosmetics and other methods highly influenced by the beauty standard of said society. We live in a decade which the cult to the slender, youthful, healthy and beautiful body is presented everyday. That standard of beauty which influences more women and is strongly connected to the sexual attractiveness of the person, social acceptance, competence, and success. On the other hand it's also noticeable the growth of people with eating disorders.        We focus on the history of the beauty standard so we are able to understand how society shaped our view when it comes to beauty and ugliness. It's in also discussed in our essay beauty as a social process, and how we treat our bodies and the problem of eating disorders.                                                                                                 The influence of the media is very important regarding this topic because the ideal beauty is strongly influenced by it. Plastic surgery is many times a procedure to feel better about ourselves and to belong in society and seen as beautiful, after all beauty is what attract us, firsthand, to each other.

Key-words: Beauty; Perfect body; History; Society; Physical appearance, Eating disorders; Media, Plastic Surgery; Relationships

Introdução

O tema deste trabalho centraliza-se nos aspetos sociais da definição de beleza e o impacto que tem nas pessoas e no seu desenvolvimento. Existe algo dentro de nós que instintivamente confia no que é belo e que nos apela. Sempre assim foi ao longo do tempo.        Nas palavras de Umberto Eco (2009), ao longo dos séculos a feiura tem sido uma questão de vida ou de morte, dois exemplos fortes são as bruxas (mulheres que eram perseguidas por serem feias), e recentemente no século 20, os judeus, há livros que descrevem os judeus fisicamente para que se pudesse persegui-los conforme estereótipos exagerados dos seus traços, na qual eram presos e mortos.  O intuito era tornar os judeus como “feios”. Existem dois fenómenos diferentes na conceção do feio:                                Existe a necessidade de tornar o “inimigo” feio ou quem é o “inimigo” é feio. Sempre existiu uma desconfiança por quem é esteticamente feio ou a necessidade de representar o nosso inimigo como feio.                                                                                Nos tempos modernos a definição do belo é mais complexa: as mulheres acham atraente tanto o Brad Pitt como o Marilyn Manson que cria uma caricatura do feio como estética. Então o conceito entre a diferença de feio e bonito mistura-se. Para justificar esse conceito, existe uma apreciação no que existe de feio nos dias de hoje. Como na arte, filmes de terror e distorção da beleza. Existe uma complexidade, o exemplo é alguém que decora a sua casa com objetos belos e apelativos e depois mete um quadro de Picasso com uma mulher feia.

História da beleza

Segundo Naomi Wolf (2002), a beleza não é universal e nem imutável, podendo ser uma imagem da própria sociedade com um impacto político, tem componentes universais como a juventude e traços que revelam um individuo saudável, em que segundo algumas pesquisas também existem componentes biológicos que nos fazem sentir atraídos por certas características físicas. Mas um dos fatores que mostra a mudança dos padrões de beleza é a própria história e na qual se refletia na sociedade vivida na altura.                                

I) Renascimento (séc. Xiv e xvi)                                                                        A Europa do século XVI viria a caracterizar-se por uma vaga de puritanismo e de vergonha em relação ao corpo, à sua aparência e sexualidade, como viria a celebrar-se pelo seu culto da beleza e pela redescoberta do nu. As mulheres das classes dominantes se distinguiam das que lhes eram socialmente inferiores pelas suas formas mais nutridas, também foi um período em que se tornou mais importante que as mulheres fossem “diferentes” dos homens, tanto na forma de vestir como na aparência e no comportamento.        Estas manifestaram uma tendência para se vestirem de forma mais pudica com vestidos compridos e volumosos com uma cintura mais delgada pelo uso do espartilho, quando os costumes mais liberais o permitiam. Um modelo de beleza mais “roliça”, de ancas largas e seios grandes iria se manter até ao final do século.        

II) Época Vitoriana (1837-1901)

Nascia nesta época a sociedade de consumo e por conta disso a burguesia estava com grande prestígio, eram tempos de revolução industrial, consumo e comércio na qual influenciou os padrões de beleza. Os cabelos eram cacheados, olhos grandes, bocas pequena e ombros caídos. As mulheres deveriam parecer uma mistura de criança e anjo. O uso do espartilho para atingir uma cintura extremamente fina e roupas em que só o seu rosto era exposto surgiu nessa época as primeiras reclamações pelas mulheres, começando a reclamar das restrições das roupas e da saúde. Os homens tinham uma postura séria, cartola e corrente do relógio de bolso. Como sempre, a beleza da alta sociedade é que moldava a estética na altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (273.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com