TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARALELO ENTRE O BEHAVIORISMO E OS ESTIMULOS SOLIDÁRIOS

Por:   •  23/5/2016  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

ESAMC

Engenharia de Produção

PARALELO ENTRE O BEHAVIORISMO E OS ESTIMULOS SOLIDÁRIOS

Vinícius Carvalho das Dores – 101160458

Prof. Ariane Toubia

SOROCABA

11/05/2016

Um abraço normalmente mexe com as pessoas, destrói quaisquer “barreiras”, desde as de níveis sociais até as do preconceito e acima de tudo demonstra carinho. Na rua algumas pessoas se sentem constrangidas quando os abraçamos, mendigos principalmente, normalmente dizem que estão fedidos, sujos etc. E, quando mesmo assim os abraçamos, alguns até se emocionam.

É notável a sensação de felicidade que o abraçado transmite para nós, que o abraçamos. A forma pela qual você é tratado também se modifica. O respeito, a educação, o trato em si já não é mais algo que você faz porque lhe é imposto e sim por prazer.

O comportamento é objeto de estudo do behaviorismo, nesta concepção, todo pensamento é mostrado a nós através de atos, gestos, palavras, expressões, realizações, atitudes ou qualquer reação do homem a estímulos do meio ambiente, neste caso, ao abraço.

Os behavioristas atuais consideram o organismo e as diferenças comportamentais que acontecem a depender da situação, da privação e da história de vida de cada um. Atualmente, os psicólogos definem comportamento como as reações globais do organismo que possuem uma significação. Outra concepção de comportamento trabalha com definições de comportamento inato que todos os seres da mesma espécie apresentam na presença de um determinado estímulo, como é o caso da contração e dilatação das pupilas na presença de luz ou na ausência dela e outras reações que não precisam ser aprendidas.

Este tipo de comportamento também é definido como "respondente". Nesta concepção, o outro tipo de comportamento é o "adquirido", que é mutável e que se caracteriza por ser uma reação que pode ser diferente, mesmo se tratando da mesma estimulação a indivíduos da mesma espécie, ou até ao mesmo indivíduo em diferentes situações. Este tipo de comportamento vai se instalando no decorrer da vida de cada sujeito e, normalmente, adquire significados que dizem respeito à história de vida de cada um. Estes comportamentos, em geral, são denominados "operantes" porque operam sobre o ambiente. Muitas vezes, o comportamento verbal é de fundamental importância para o entendimento do significado da resposta emitida pelo sujeito. Em muitos casos, a expressão através da linguagem é extremamente reduzida e, nestes casos, a reação pode ser considerada superficial. A reação superficial, no conceito do doutor Spitz, diz respeito a respostas emitidas por crianças ainda muito pequenas e que não perceberam ainda, totalmente, as significações da pessoa humana.

Neste caso, a resposta para o abraço é um comportamento adquirido e também inato, pois o falar e o chorar, por exemplo, são respectivamente, aprendido e não aprendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com