TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATRIMÔNIO

Seminário: PATRIMÔNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Seminário  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

PATRIMÔNIO

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa, que possam ser avaliados em dinheiro. O patrimônio e composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o lado positivo do patrimônio e as obrigações os negativos. Mesmo que as dividas forem maiores que os bens e direitos o patrimônio ainda existe.

Na contabilidade pode-se dizer que se classificam como Ativos os bens e direitos e Passivos as obrigações.

BENS

Os bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio, é coisas ou objetos que satisfazem as necessidades humanas, e tudo aquilo que pode ser utilizado e apropriado. Quando alguma coisa é um bem, significa que pode ser avaliado em dinheiro, em moeda e que forma o patrimônio de alguém é de propriedade de uma pessoa ou empresa.

Existem os bens corpóreos, os que podem ser tocados são visíveis ex: dinheiro, terreno, veiculo, casa, equipamentos, moveis entre outros, já os incorpóreos não existem fisicamente mais podem ser avaliados em moeda, dinheiro ex: programa de computadores, ponto comercial, linha telefônica, propriedade literária e outros.

Existe ainda a transmissão ou aquisição de bens moveis e imóveis. Nos moveis a aquisição ocorre quando compramos uma determinada mercadoria um bem, no ato da entrega esse bem já e nosso, mesmo que a compra tenha sido feita a prazo ou a vista só será sua quando a mercadoria for entregue e não a partir do pagamento. Ha algumas exceções como no aluguel, mesmo servindo ao locatário o bem continua sendo do locador, por ser de sua propriedade. Já nos bens imóveis a aquisição depende do registro do documento (escritura) não basta efetuar o pagamento e receber esse imóvel, o que comprova a aquisição e o registro. Resumindo os bens podem ser corpóreos, incorpóreos, moveis e imóveis desde que sejam avaliados economicamente.

DIREITOS

Para a contabilidade os direitos são representados por creditos, ou seja, valores a receber ou a recuperar, em geral são representados por títulos e documentos.

Quando se faz uma venda à vista se emite a nota fiscal, mas já se tem o direito do recebimento, na venda a prazo e necessário a emissão de duplicata ou boleto e o aceite do comprador, para o vendedor ter o direito de receber. Quando se vende a prazo e emite a duplicata gerou-se um direito, quando se compra a prazo, emite uma duplicata e haja o aceite gerou uma obrigação, outros documentos utilizados são as notas promissórias e os cheques. Pode-se dizer então que direito e tudo aquilo que se tem a receber, prestações, boletos, cheques etc.

OBRIGAÇÕES

Obrigações são representadas pelas contas a pagar ou a compensar.

Entre as diversas obrigações de uma empresa ou pessoa estão: as compras a prazo, os empréstimos e financiamentos bancários, salários a pagar, aluguel, impostos e demais tributos, entre outros.

Quando adquirimos um bem ele se integra ao nosso patrimônio, mas se essa compra foi a prazo passaremos a ter uma obrigação representada por uma conta a pagar, ou seja, obrigação e tudo que se tem a pagar.

Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com