TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIRAMIDE ETARIA MUNDIAL

Tese: PIRAMIDE ETARIA MUNDIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Tese  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 3

PIRAMIDE ETARIA MUNDIAL

Pirâmide etária também conhecida como pirâmide demográfica ou pirâmide populacional é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição de diferentes grupos etários em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.

Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos). As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido econômicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.

PIRAMIDE ETARIA DOS ESTADOS UNIDOS

A pirâmide etária dos EUA é bem parecida com a brasileira, só que um pouco mais "evoluída", ou seja: com predominância de população adulta (20-59 anos), menos jovens (0-19 anos) e o número de idosos (+ 59 anos) consequentemente aumentando, mas ainda em menor número.

Então,

=> A base (que representa os jovens) é intermediária;

=> O corpo (que representa os adultos) é o mais largo;

=> O topo (que representa os idosos) é o menos largo.

Nos países mais desenvolvidos da Europa ocidental (como Itália e França), o número de idosos é maior do que o dos EUA, porém, evidentemente, ainda predominam os adultos; os jovens são em menor número. Nos países menos desenvolvidos da África (como Nigéria e Costa do Marfim), predomina a população jovem, a base da pirâmide é muito larga, os adultos vem depois e há um mínimo de idosos. Como as condições nesses países pobres são precárias, é mais difícil uma pessoa alcançar a3ª idade; logo, há poucos idosos nesses países. Os EUA, apesar de ser muito desenvolvido, principalmente economicamente, é um país jovem em termos de ocupação. Portanto, ainda está em fase de transição para chegar ao nível dos europeus ocidentais, quando, então, sua pirâmide terá uma base mais curta (menos jovens), um corpo largo (muitos adultos) e um topo mais largo do que é hoje (mais idosos).

PIRAMIDE ETARIA DO BRASIL

A demografia do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas do território brasileiro. O Brasil possui cerca de 192 milhões de habitantes (estimativa do IBGE, 2010) o que representa uma das maiores populações absolutas do mundo, destacando-se como a quinta nação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com