TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E BASES FILOSOFICAS DA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E BASES FILOSOFICAS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado no curso de Pedagogia – Licenciatura 1° bimestre do2° semestre no ano letivo de 2014, para avaliação das disciplinas:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Prof.ªNancy Capretze e Prof.ª Ma. Mariciane Moraes Nunes

Tutora à Distância: Priscilla Reis Amorim

VALINHOS / SP

2014

Introdução

O projeto que será apresenta do pelos professores da instituição Patinho feio ao longo deste desafio terá por meta auxiliar no desenvolvimento dos educandos do 2º ano do ensino fundamental por meio da utilização dos métodos de Terapia Assistidas por Animais ou zooterapia.

A zooterapia é uma terapia realizada com animais que permite a reabilitação de crianças com deficiências físicas, mentais, atrasos de desenvolvimento, síndrome de Dow, autismo, paralisia cerebral, deficiência visual e auditiva, psicoses, entre outros. Atualmente tem sido um grande aliado no processo de aprendizagem.

O objetivo do projeto é permitir que a criança ou adolescente enfrente suas dificuldades, suas limitações e se desenvolva em seu ritmo aprendendo a respeitar os seres vivos e o meio ambiente.

A criação deste projeto será baseada na realidade dos alunos deste século com princípios nos desafios de um mundo em constantes mudanças, será a possibilidade de serem tratadas questões de problemas na aprendizagem e no comportamento de crianças em sala de aula.

O DESAFIO TERÁ OS SEGUINTES PASSOS:

1. Alunos da Escola Patinho Feio - 2° ano do ensino fundamental

2. Breve descrição dos problemas comportamentais individuais

3. Breve descrição dos problemas de aprendizagem individuais.

4. Da utilização de animais.

5. Resultados esperados.

1 - ALUNOS DA ESCOLA PATINHO FEIO - 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta planilha apresenta o perfil da turma, suas características gerais tanto em relação ao comportamento quanto à aprendizagem.

Nome da escola Patinho Feio

Ano 2º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos 15 Meninos e 14 Meninas

Descrição do perfil da turma Na turma do 2° ano, os alunos tem entre 06 a 07 anos, no geral são crianças tranquilas, algumas já possuem autonomia para irem ao banheiro sozinhas, para resolverem seus conflitos em momentos de parque, lanche ou até mesmo na hora dos brinquedos.

Na aula de matemática estão apreendendo a subtrair e somar através do concreto utilizando ferramentas como palitos, porém existe um aluno que não consegue acompanhar devido ao déficit de atenção.

Estão na fase da escrita, e a maior dificuldade de todos os alunos é com a letra cursiva sendo necessário a utilização do caderno de caligrafia, pois a maioria tem problema em organizar as letras no espaço correto.

A aula de educação física é a mais esperada por todos, os alunos hiperativos participam com entusiasmo, pois conseguem extravasar suas energias, embora seja necessário a intervenção da professora devido a dificuldade de relacionamento com os colegas e em obedecer regras estabelecidas.

Os alunos interagem muito bem quando realizam trabalhos com tinta ou com materiais de artes em geral assim como com a entrega de materiais que estimulam a coordenação motora no momento de música, adoram cantar, dançar e conhecer novos instrumentos.

2 - BREVE DESCRIÇÃO DOS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS

Neste conteúdo serão apresentados os problemas comportamentais de dois alunos em sala de aula, visando uma possível reabilitação com o auxilio da terapia assistida.

Maria tem 08 anos, é uma aluna com problemas de comportamento em sala de aula, não respeita as instruções dos professores e monitores, incomoda os alunos e não consegue manter a concentração nas explicações devido ao seu problema de deft de atenção, age na maioria dos dias com agitação e assim tumultua as aulas. Em alguns momentos se mostra agressiva e quando se sente contrariada pode chegar a bater,morder e beliscar os demais alunos.

No momento das refeições, joga comida no chão e nos amigos, não respeita as regras simples de convivência escolar,quando há intervenção dos professores reage mostrando a língua, sacode os ombros, canta, tapa os ouvidos e responde de maneira ríspida, quando não se consegue uma mudança em seu comportamento de forma positiva é chamado os pais na escola.

Nota-se que a família é distante da realidade em que Maria vive e não acompanham como deveriam o caso. Os pais trabalham o dia todo e quando estão com ela fazem todas as vontades da filha, não impondo limites.

Outro aluno que se observa a necessidade de intervenção é Lucas. Ele tem 07 anos é muito carinhoso com os professores, seu comportamento foi diagnosticado como um aluno hiperativo.

Não aceita regras, não gosta de ser contrariado, possui dificuldade de manter relacionamento com amigos, seu perfil é ser mais reservado, não é agressivo. Quase sempre fica sem terminar as lições, seus cadernos e materiais em geral estão em estado precário, amassado, rasgado e às vezes até sujo. Lucas não possui bons hábitos de higiene, está sempre com as mãos e roupas bastante sujas, quando solicitado a se manter limpo é arredio com os professores. Por vezes é necessário muitos argumentos para que seja obtido sucesso para que assim ele respeite regras de higiene e boa convivência.

Em reunião foi verificado que em casa a situação é semelhante, os pais tem dificuldades, pois em casa Lucas também é muito reservado dificultando o dialogo com os pais que desde o inicio trabalham em parceria com a escola auxiliando ou não em tudo o que é solicitado principalmente quando se diz respeito as mudanças e melhorias para Lucas.

3 –BREVE DESCRIÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS.

Relataremos a seguir o caso de um aluno do 2ª ano do ensino fundamental que necessita de intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com