TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA JURIDICA

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA JURIDICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Resposta das atividades estruturadas:

1: há varias áreas de atuação do psicólogo no campo jurídico envolvidos nos processos de guarda, adoção e interdição, o poder judiciário procura obter e manter todas as informações pertinente à origem e historia de vida dos sujeitos do polo ativos (requerente) e polo passivo( requerido). Portanto é de fundamental importância o trabalho de profissionais especializados para procederem aos estudos e investigações necessárias , que irão possibilitar ao estado defender e atender aos interesses dos sujeitos do polo passivo. O psicólogo dentre outros profissionais desenvolverem um trabalho relevante para o juizado civil. No direito de família torna-se imprescindível à atuação do psicólogo, ele atua na à assistência, à infância, à adolescência e ao idoso, dentre outros enfocados a questão social.

2: o ramo da genética que estuda a interação entre o ambiente e o genoma é a epigenética. A sua importância para o desenvolvimento da ciência é que o mesmo é a ciência que estuda as mudanças da expressão dos genes causados por mecanismos que não estão relacionados a sequencia do DNA. Ou seja, é o estudo da interação do meio ambiente com a nossa genética. É no direito a sua importância se faz necessário para desvendar os sinais ambientais, comportamentais, fisiológicos e patológicos.

3: Sim, pois para os pais é um momento esperado, e a inexperiência dos mesmos faz com que a criação do primogênito seja diferenciada, já o do meio mesmo que seja esperado tanto quanto o primogênito, mas os pais já tem uma certa experiência. E no decorrer do crescimento vai ter determinada circunstancia que o tratamento exige que sejam diferenciadas em ambas as partes, isso se da devido à idade entre um e outro. Há certa diferenciação, pois o momento exige essa diferenciação. É de fundamental importância que as crianças saibam se relacionar não só com crianças do mesmo sexo, mas com outras, para que elas aprendam que existem diferenças e que elas aceite essas diferenças e elas aprendam que tem que conviver com elas. Quanto maior for a vivencia da criança com a diversidade, mais flexível ela será no futuro.

4: A relação de gênero está ligada a criação cultural e social de papeis sexuais. Essas relações ao longo da historia das sociedades são alicerçada das desigualdades de poder, favorecendo mais aos homens que as mulheres, dando-lhes mais oportunidade de desenvolvimento no trabalho, na vida sexual, politica, e na sociedade como um todo. O movimento feminista lutou e luta para por um fim na violência contra as mulheres. E uma das conquistas do movimento feminista foi a elaboração e aprovação de uma lei integral de enfrentamento à violência domestica e familiar contra as mulheres, a lei 11340/06 – Lei Maria da Penha. Desde o inicio dos debates para criação da lei, a ideia principal foi caracterizar a violência domestica e familiar como a violação dos direitos humanos das mulheres e não mais como um crime de menor potencial ofensivo por isso a importância de elaborar uma lei que garantisse proteção e procedimentos policiais e judiciais humanizados para as vitimas. Nesse sentido, muito mais que punir, a lei traz aspectos conceituais e educativos. Ela promove uma real mudança nos valores sociais devidos à naturalização da violência nas relações domesticas e familiares. Como já foi dito os valores de supremacia masculina e a submissão feminina foi aceitos durante muito tempo na sociedade. A orientação sexual esta relacionada à efetividade e sexualidade. E cada pessoa tem sua orientação sexual, aos quais existe quatro tipos de orientação afetivo sexual que são: os bissexuais que se sentem atraídos pelos dois gêneros, os heterossexuais que se sentem atraídos pelos gêneros opostos, e os homossexuais que se atrai pelo mesmo gênero, e por último os assexuados representam um caso singular, uma vez que os mesmos podem apresentar uma orientação romântica, porem não sexual, direcionada a algum dos gêneros(ou ambas), ou não apresentarem orientação romântica e nem sexual. A identidade de gênero parra se entender é preciso entender o que é sexo e o que é gênero. O sexo refere-se às características biológicas especificas do aparelho reprodutor masculino e feminino. Já gênero é um conceito pessoal, individual e subjetivo que pertence ao âmbito cultural e social. E a identidade de gênero é a identificação com um desses papeis, todas as pessoas possuem uma identidade de gênero, independentemente de sua orientação sexual, ou seja, todas as pessoas trazem um sentimento de pertencimento a determinado gênero.

5: O STF – Supremo Tribunal Federal em decisão unanime reconhece a união homoafetiva, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo será permitido e as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família. O julgamento do Supremo, que aprovou por unanimidade o reconhecimento legal da união homoafetiva torna praticamente os direitos que hoje são obtidos com dificuldades na justiça e põe fim à discriminação legal dos homossexuais passam a ter reconhecido o direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com