TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPATOLOGIAS - Estrutura Psiquica

Trabalho Escolar: PSICOPATOLOGIAS - Estrutura Psiquica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 11

PSICOPATOLOGIAS - Estrutura Psiquica

É uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. É a área de estudos que está na base da psiquiatria, cujo enfoque é clínico. É um campo do saber, um conjunto de discursos com variados objetos, métodos, questões: por um lado, encontram-se em suas bases as disciplinas biológicas e as neurociências, e por outro se constitui com inúmeros saberes oriundos da psicanálise psicologia, antropologia, sociologia, filosofia, linguística e história.

O que é normal? Normalidade: conceito ético ou moral?

- do Lat. Normale / conforme à norma ou à regra comum; que serve de regra, de modelo; exemplar; habitual; ordinário;

- Normalidade é um estado padrão; normal: o que é considerado correto, justo sob algum ponto de vista.

Normal ≠ Anormal

Psicopatologia

PsicoPatologia – a Patologia Psíquica - A paixão da alma, o adoecimento do corpo.

- Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença; e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados.

- Psicopatologia é um termo que se refere tanto ao estudo dos estados mentais patológicos, quanto à manifestação de comportamentos e experiências que podem indicar um estado mental ou psicológico anormal. O termo é de origem grega; psykhé significa espírito e patologia, estudo das doenças, seus sintomas.

ESTRUTURA CLÍNICAS

- A estrutura clinica predominante, manifesta-a de maneira própria, a partir de sua historia de vida; origem genética, familiar e cultural; acontecimentos durante a vida; formas de sentir, interpretar e se expressar em seu intimo e externamente frente à sociedade; entre outros.

- Somos seres Bio - Psico - Sociais - Espirituais. Há uma multifatoriedade de eventos e situações que nos dão forma, contorno e recorte.

OBS.: BIO – PSICO – SOCIAIS – ESPIRITUAIS.

Enfocaremos o homem nas usas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual..

A dimensão biológica refere-se aos aspectos físicos do corpo: anatomia, a fisiologia, os sistemas muscular etc. As necessidades fisiológicas estão aqui incluídas.

A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.

A dimensão social diz respeito aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais. As necessidades de associação, de uma vida social estão aqui incluídas.

A dimensão espiritual relaciona-se ao sentimento de pertencer ao mundo, de ser uma parte do Universo, à noção da existência de forças maiores que o entendimento não pode ou tem dificuldade de apreender.

PSICOSE

- A Esquizofrenia, representante mais característica das psicoses, é uma doença da Personalidade total que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial.

- Esquizofrênico = Louco (senso comum)

- Segundo Kaplan, aproximadamente 1% da população é acometido pela doença, geralmente, iniciada antes dos 25 anos e sem predileção por qualquer camada sociocultural.

- O diagnóstico da doença ainda se baseia exclusivamente na história psiquiátrica e no exame do estado mental, muito embora os meios de investigação por imagens funcionais esteja avançando a passos largos no sentido de estabelecer-se um diagnóstico mais preciso.

Esquirol (1772-1840) considerava a loucura como sendo a somatória de dois elementos: uma causa predisponente, atrelada à personalidade, e uma causa excitante, fornecida pelo ambiente.

- Principais sintomas :

* O audição dos próprios pensamentos (sob a forma de vozes);

Alucinações somáticas;

* Alucinações auditivas que acometam o comportamento do paciente

NEUROSE

Foi estudando a Neurose, mas especificamente a Histeria, que Sigmund Freud desenvolveu as bases e conceitos que hoje constituem a Psicanálise, como teoria e terapêutica

Para medicina a Neurose é uma reação exagerada do sistema emocional em relação a uma experiência vivida (Reação Vivencial).

Neurose é uma maneira da pessoa SER e de reagir à vida.

- Quadros clínicos comuns desta estrutura quando se instala um transtorno:

Transtorno Obsessivo Compulsivo; Histeria; Transtornos Ansiosos; Transtornos Fóbicos; Pânico; Quadros Depressivos

OBS.:

Neuroses são transtornos da afetividade que levam as pessoas a experimentar sentimentos e reações motoras incomuns e/ou incontroláveis, com perfeita conservação do juízo de realidade. Assim, um neurótico fóbico pode sentir intenso medo ante uma situação ou um objeto que ele saiba não representar nenhum perigo. Isto quer dizer que os neuróticos percebem e julgam a realidade como todo mundo, mas reagem a ela de forma diferente. Essa característica os distinguem dos psicóticos, que exibem uma alteração do juízo de realidade. Em termos clínicos isso significa que os psicóticos em geral apresentam delírios e os neuróticos não.

PERVERSÃO

- Na Psicanálise, a partir de 1896, o termo perversão foi definitivamente adotado como conceito, que assim conservou a idéia de desvio sexual em relação a uma norma.

 - A psicopatia é algo muito “valorizado” na nossa cultura contemporânea – onde o esperto e o malandro é mais do que aquele que faz as coisas como ditam as regras (é o psicopata versus o Neurótico).

 Descrições dinâmicas clínicas comuns:

 *Traços impulsivos, agressivos, hostis, extrovertidos;

 *São confiantes em si mesmos;

 *Baixos teores de ansiedade;

 *Ausência de sentimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com