TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo1 Materiais Compósitos Materiais Compósitos são Aqueles Que Englobam As Matérias Metálicas, Cerâmicas E Polímeros. Material Características Constituintes típicos Metálicos Dúctil, Elevada Resistência Mecânica, Alta Dureza, Condutor

Artigo: Passo1 Materiais Compósitos Materiais Compósitos são Aqueles Que Englobam As Matérias Metálicas, Cerâmicas E Polímeros. Material Características Constituintes típicos Metálicos Dúctil, Elevada Resistência Mecânica, Alta Dureza, Condutor . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 7

Passo1

Materiais Compósitos

Materiais compósitos são aqueles que englobam as matérias metálicas, cerâmicas e polímeros.

Material Características Constituintes típicos

Metálicos Dúctil, elevada resistência mecânica, alta dureza,

condutor térmico e elétrico, opaco Átomos metálicos e

não metálicos

Cerâmicos Frágil, isolante térmico e elétrico, alta estabilidade

térmica, elevada dureza, transparentes em alguns

casos Óxidos, silicatos,

nitretos, aluminatos

etc.

Poliméricos Dúctil, baixa resistência mecânica, baixa dureza,

Flexível, baixa estabilidade térmica, transparente em

alguns casos Cadeia molecular

orgânica de

comprimento elevado

Compósitos Alta relação resistência/peso, alta dureza, etc. Matriz+ligante

Classificação dos materiais polímeros: Polímero com fibra de vidro, fibra de carbono, fibra natural e outros, Cimentos armado, Pneus de banda de aço, Fibras de vidro, Fibras de carbono entre outros. ••.

Estrutura Átomos por célula unitária Parâmetros de rede Fator de Empacotamento Exemplo de Materiais

Cúbica Simples 01 2r

0,52

Cloreto de sódio

Cúbica de Corpo Centrado 02

4r/(√3)

0,68 Bário, Lítio, Potássio.

Cúbica de Face Centrada 04 4r/√2

0,74 Alumínio, Chumbo

Passo 2

Material utilizado no vasilhame foi o Alumínio (Al) por ser um material fácil de ser encontrado, leve, condutividade elétrica e resistente a corrosão com um baixo ponto de fusão, possui uma tensão de cerca de 20 Mpa. Junto ao alumínio no vasilhame foi adquirido um pouco da Água (H2O) por que assim como o alumínio é um material fácil de ser encontrado.

Passo 3

Os itens do tetraedro acima são

Estrutura: O componente utilizado no vasilhame é encontrado na estrutura cristalina cúbica de face centrada.

Composição: Composição do componente Al (Lata de Refrigerante)

Processamento:

“Existe um longo processo para se chegar a uma lata de alumínio. O primeiro passo é a formação do corpo. Uma prensa corta a chapa em vários discos e em seguida os transforma em copos, com diâmetro e altura bem diferentes das latas finais que conhecemos. Depois, os copos seguem para outra prensa onde suas paredes externas, submetidas a uma grande pressão, serão esticadas para formar o corpo da lata, tal como o conhecemos. O passo seguinte é a lavagem da lata, por dentro e por fora. Na lavadora, as latas passam por vários banhos e depois vão para um forno de secagem, o que garante sua limpeza. Na impressão, os rótulos são feitos por um sistema de dry offset e podem receber várias cores ao mesmo tempo. As máquinas mais modernas conseguem imprimir acima de duas mil latinhas por minuto. O próximo passo é o revestimento interno. As latas recebem uma camada de verniz interno de forma a evitar o contato do produto envasado diretamente com o alumínio. A última etapa de fabricação é a moldagem do perfil da boca da lata , para que a tampa, após envase possa ser encaixada e recravada. Com o corpo da latinha pronto, o último passo é o controle de qualidade, feito por pessoas qualificadas e por meios eletrônicos que incluem: luzes de alta intensidade e câmeras.” Fonte de um fabricante de latas de alumínio.

Propriedades desempenho custo: Por ser um material encontrado em abundancia e fácil de ser processado acabo saindo com baixo custo e muito útil na modernidade.

[pic]

Etapa 2 - Propriedades Mecânicas dos Metais - Conceitos de Tensão e Deformação

Passo 1 - Conceito

O alumínio apresenta baixo módulo de elasticidade, aproximadamente 1/3 do valor do aço. Por isso, as estruturas de alumínio dão uma resposta satisfatória para o efeito das tensões, deformações e ajustes. No entanto determina uma avaliação cuidadosa da rigidez, pois para a mesma tensão, as deformações serão maiores.

Diferente dos aços estruturais, o alumínio não apresenta, no seu diagrama tensão X deformação, um patamar de escoamento, sendo a tensão de escoamento do material determinada por métodos convencionados (por exemplo, através do método off set 0,2 %

Comparação entre as curvas tensão x deformação para o aço ASTM A36 e a liga de alumínio 6061-T6. Fonte: BUZINELLI E MALITE, 2008.

Na tabela a seguir, são mostradas algumas propriedades mecânicas de referencia para estruturas de Alumínio (ligas utilizadas para construção).

O alongamento total de uma barra submetida a uma forca axial e designado pela letra grega δ (delta). O alongamento por unidade de comprimento, denominado deformação especifica, representado pela letra grega ε (épsilon), é dado pela seguinte equação.

[pic] Onde: ε = Deformação específica.

δ = Alongamento ou encurtamento

L = Comprimento total da barra

Passo 2 - Diagrama Tensão x Deformação

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com