TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Ajuda Aos Seus Amigos!

Monografias: Peça Ajuda Aos Seus Amigos!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

A DESCORBETA DA SEXUALIDADE INFANTIL

 Fase oral (0 a 2 anos) - a zona de erotização é a boca e o prazer ainda está ligado à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal. Objetivo sexual consiste na incorporação do objeto.

 Fase anal (entre 2 a 4 anos aproximadamente) - a zona de erotização é o ânus e o modo de relação do objeto é de "ativo" e "passivo", intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal e uretral). Este controle é uma nova fonte de prazer.

 Fase fálica - a zona de erotização é o órgão sexual. Apresenta um objeto sexual e alguma convergência dos impulsos sexuais sobre esse objeto.

 Fase de latência - que se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, como um intervalo.

 Fase Genital - E, finalmente, na adolescência é atingida a última fase quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo - o outro.

 Complexo de Édipo- Ocorre quando a criança atravessa a fase fálica, durante a segunda infância, e se conscientiza da diversidade entre os sexos. Normalmente ela se sente atraída pelo sexo oposto, escolhido no ambiente que lhe é próprio, o familiar.

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET

 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) – é o sentir, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo universo que a cerca.

 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos) – a criança começa a falar, o que faz com que ocorram modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.

 3ºperíodo: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) - Este período que corresponde praticamente à idade em que se inicia a frequência à escola elementar será marcado por grandes aquisições intelectuais de acordo com as proposições piagetianas.

 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante) – É durante essa fase que se constrói a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e ideias abstratas. Segundo a teoria piagetiana, ao atingir essa fase o individuo adquire sua forma final de equilíbrio, ou seja, alcança o padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com