TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza

Trabalho Universitário: Pobreza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

calculadora HP-12C é uma maquina programada para realizar cálculos financeiros atendendo uma lógica, ela contem uma pilha operacional que memoriza os cálculos de maneira ordenada, e pode resolver os mais variados problemas que são encontrados na matemática financeira, em termos de negócios, contas pessoal taxas de juros simples e compostos, funções de porcentagem, funções financeiras básicas, imóveis, empréstimos analise de investimentos entre diversas outras operações e também nas operações de potenciação, radiciação e logaritmos, além da realização de operações com datas.

Hoje é uma ferramenta bastante explorada no mercado de negócios.

A matemática financeira trabalha com aspetos matemáticos, com desenvolvimento de formulas para cada situação específica.

A HP-12C foi lançada a partir da época de 1970, sendo utilizada para resolução de problemas matemáticos financeiros, temos como teclas Financeiras as seguintes:

• (n) quantidade de períodos de capitalização de juros, podem ser expressos em anos, semestres, trimestres, meses ou dias, ou seja, de acordo com a necessidade.

• (i) É a taxa de juros por período de capitalização, exemplo: para obter a taxa de juros de 4 % a.a., deve apertar as seguintes teclas número 4 e depois a tecla (i)

• (PV) Valor presente, é o valor do capital inicial a ser aplicado

• (PMT) representa o valor por período, o valor de cada prestação.

• (FV) Valor Futuro ou o montante acumulado no final do período (n), com a taxa de juros (i) por período.

A calculadora dispõe de quatro memórias temporárias (X, Y, Z, T), que serão usadas para o armazenamento de números durante os cálculos, esses registradores podem ser visualizados em uma forma de pilha.

X

Y

Z

T

A memória X é o conteúdo que aparece no visor os demais serão empilhados em cima da memória X em ordem sequencial.

Quando os cálculos são realizados o valor que aparece no visor passa a ocupar a memória X.

Depois se acionarmos a tecla ENTER, os valores armazenados na memória são transferidos, o que é X passar a ser X e Y, o que é Y passa a ser Z, o que é Z passa a ser T, e por fim o valor de T é perdido.

A HP-12C não trabalha com o sinal de +, pois o resultado da primeira conta encontra-se na memória X , as operações aritméticas são efetuadas pelas teclas +,-,x e divisão, só operam com os conteúdos das memórias X e Y, onde no decorrer dos cálculos o resultado sempre é colocado na memória X.

Utilizaremos um exemplo descrito no manual da Calculadora HP-12C para demonstrar como funcionam as funções matemáticas na Calculadora, essas funções também podem ser solucionadas no Excel.

A apresentação acima tem fundamento apenas no resumo e entendimento do básico da utilização da H-12C, havendo maior necessidade de aprofundamento entraríamos em paginas e paginas de explicações e conceitos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com