TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza E Desigualdade

Exames: Pobreza E Desigualdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo HENRIQUES a pobreza é o mais agudo problema econômico de um país, conforme SEN a pobreza é definida como privação de capacidades, sendo pobres aqueles que carecem de oportunidades básicas para operarem no meio social, que carecem de oportunidades para alcançar mínimos aceitáveis de realizações, o que pode independer da renda que os indivíduos detêm. Assim a pobreza promove a exclusão social, inviabiliza a participação dos excluídos na sociedade, fere os Direitos Humanos e prejudicam o exercício dos direitos inerentes à cidadania segundo BALSAN. Para BARROS; HENRIQUES &MENDONÇA (2001) os níveis de pobreza que afligem a sociedade encontram seu principal determinante na estrutura da desigualdade. Num país onde há desigualdade social, onde temos uma minoria de ricos e uma maioria absoluta de pobres certamente não temos cidadania, pois sendo a cidadania segundo MARSHALL dotada de 3 tipos de direitos:

1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;

2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19;

3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.

Temos a plena convicção que numa sociedade desigual esses direitos não são respeitados ou alcançados pela maioria da população, ou seja, os pobres, pois a durante toda sua vida são negados o direito a saúde, ao lazer, ao trabalho bem remunerado dentre outras coisas.

E qual a implicação desses fatores na economia de um país, um país com índice crescente de desigualdade cresce na mesma proporção em doenças, criminalidade e violência, esses fatores tem um impacto negativo na economia, o Estado para conter esses fatores gasta uma soma absurda em medida que são na verdade paliativas, não alcançam a fonte do problema que é a desigualdade, a exclusão social causada por falta de justiça social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com