TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito

Resenha: Preconceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

O Preconceito é diverso e contraditório, e prejudica a sociedade em geral. Preconceito (pré + conceito) – as pessoas julgam e conceituam algo ou alguém antes de conhecer. É um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".

Escolhemos esse tema pelo Brasil ser um país tão diverso e ao mesmo tempo tão preconceituoso, recentemente nos deparamos com notícias em jornais, telejornais e revistas a respeito do assunto pois durante o jogo entre Santos e Grêmio pela Copa do Brasil em agosto de 2014, a torcedora gremista Patrícia Moreira xingou o goleiro Aranha, de “macaco”. Vemos que estamos aquém do que deveríamos sobre o tema. Levantaremos o objeto em questão porque acreditamos que o conhecimento nos leva a ter atitudes sábias e racionais.

O assunto em que abordaremos diz sobre as formas mais comuns de preconceito que são: cultural e religioso, social, sexual, racial e (falta um aqui).

Preconceito cultural é uma conduta que vem se disseminando entre as mais diversas camadas sociais. Consiste na discriminação de uma pessoa pela sua origem ou mesmo por associações pejorativas e, na aceitação, por parte de outros, de uma visão deturpada de determinada cultura.

O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modlo de vida como o mais correto e o mais natural. Incluem-se as pessoas que observam as outras culturas em função da sua própria cultura, tomando-a como padrão para valorizar e hierarquizar as restantes.

Preconceito religioso surgiu a muito tempo, muito antes do nascimento de Jesus e está presente em quase todas as partes do mundo. Hoje, a questão religiosa é uma das principais fontes de conflitos entre os povos. Grandes exemplos são territórios como Iraque, Afeganistão, Irlanda do Norte, Iuguslávia, dentre outros. Geralmente é algo de hereditário, passado e transportado pelo ódio de uma região que tem um certo segmento, uma certa tradição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com