TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceitos

Trabalho Universitário: Preconceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  1.808 Visualizações

Página 1 de 3

1) leia atentamente fragmentos da materia publicada na folha de são paulo(on-line) 13/08/2010 - 07h51 :

um grupo de moradores de higienópolis ( bairro nobre da região central de são paulo) iniciou um movimento com o objetivo de impedir a construção da estação angélica da futura linha 6- laranja do metrô. a nova estação deve ocupar o espaço onde há o supermercado pão de açucar da avenida angélica com a rua sergipe. a obra prevê a desapropriações abaixo- assinado elaborado pela associação defenda região contesta o projeto. a principal alegação é a de que, num raio de 600 metros a construção deveria ser feita na praça charles miller, para os estudantes da faap e aos frequentadores do estadio do pacaembu . enquanto escolhe produtos na tradicional bacc'os vinhos da rua sergipe, cujo imóvel pode ser desapropiado pelo metrô ,a psicologa guimoar ferreira 55, que trabalha e mora no bairro há 25 anos diz ser contrária á obra. "eu não uso metrô e não usaria isso vai acabar com a tradição do bairro. você ja viu o tipo de gente que fica ao redor das estaçõesdo metrô drogados, mendigos, uma gente diferenciada..."

a) apartir da expressão gente diferenciada, faça uma análise apartir do que foi estudado em sala de aula.

resposta: gente diferenciada significa muita pessoas pedindo esmola mendigos muitas pessoas negras muitas crianças de rua é isso gera um preconceito e um medo na população que não querem este tipo de pessoas difrenciadas em seu bairro.

b) articule o artigo da folha de são paulo á pesquisa realizada por norbert elias e jonh scotson:

resposta: o artigo de são paulo falam sobre a criação de um metrô que trará pessoas diferenciadas como foi citado, a obra de jonh scotson fala sore uma ferrovia e os preconceitos que as cercam, existem ali 3 zonas , zona1 que são as classes médias , zona 2 e 3 operarios que são separados economicamente, percebo que na pesqusa de norber, john e o artigo de são paulo todos falam sobre preconceitos paralelos mais que no fundo são iguais

2) certo dia um casal branco de classe média alta da zona nobre da zona sul do rio de janeiro foi ao cinema , no final da tarde inicio da noite. no cinema , diante de uma grande fila de entrada viram um menino negro de aproximadamente 7 anos circulando sozinho proximo a bilheteria. o homem pegou uma nota de dez reais e deu ao menino numa atidude de oferecimento de esmola ? o pai do menino que estava á alguns metrôs se aproximou do senhor branco que havia dado a esmola e perguntou por que o motivo precisaria daquele dienheiro já que o mesmo ( pai do menino ) era delegado e tinha uma remuneração que não necessitava de esmola para seu filho. o delegado (pai do menino) tambem questionou se o oferecmento de dienheiro seria uma atidude preconceituosa diante da cor da pele da criança. o homem que ofereceu o dienheiro disse que não, complementou dizendo que daria os dez reais se a crianças fosse loira indigena ou japonesa.

o que voccê pensa acerca do caso acima, o senhor daria esmola para uma criança em igualcondição que não fosse negra? justifique sua resposta

resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com