TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceitos Descriminação E Estigma

Resenha: Preconceitos Descriminação E Estigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de estabelecimento das relações humanas provoca problemas práticos entre os indivíduos. Entretanto, as decisões e as ações a serem tomadas baseiam-se na em escolhas que extrapolam a própria vontade individual e afetam aqueles que sofrerão as conseqüências desta ação. Diante desses problemas práticos do cotidiano, os indivíduos terão uma forma de se comportar e que pode se caracterizada pelo conceito de moral. Existem ainda, juízos que aprovam ou desaprovam moralmente estes mesmos comportamentos ou atos. Assim, pode-se afirmar que a moral regula os valores considerados genuínos por uma determinada sociedade, cultura e época, não sendo, portanto, universalista. O que pode ser moralmente aceitável para um indivíduo, pode não ser para o outro. (VASQUEZ, 1996)

A regulação individual ou grupal não satisfaz a necessidade de referência a princípios básicos extensíveis a toda a humanidade, justamente por não ser universal não se aplica a todos os povos, nem fornece a compreensão racional do real e efetivo comportamento humano. Estas exigências são alcançadas somente pelas condutas éticas, e esta não basta apenas como teoria, é preciso que cada indivíduo incorpore princípios éticos e os utilizem na prática da vida cotidiana. (NALINI, 1997)

O destaque da relevância e aplicabilidade da ética na vida cotidiana, não pode deixar de ser relacionado à educação. A educação, ao objetivar a formação de cidadãos baseando-se em princípios e ideais de liberdade, solidariedade e respeito às diferenças, deve tornar a ética o cerne do convívio escolar, resgatando-a do nível do discurso e levando para a prática do cotidiano. Isso se dá no momento em que o indivíduo inserido no contexto escolar, ao agir, consegue pensar no outro e não apenas em si mesmo. Na escola, as condutas éticas encontram-se em primeiro lugar nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição, neste caso, alunos, professores, funcionários e pais. Em segundo lugar, a ética permeia as disciplinas do currículo, uma vez que o conhecimento não é neutro nem impermeável a valores de todo o tipo. Deste modo, pode-se afirmar que a reflexão sobre as diversas fases da conduta humana deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania. (BRASIL, 1998)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com