TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Piagetiana- Consevação De Quantidade De Liquido

Ensaios: Prova Piagetiana- Consevação De Quantidade De Liquido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 2

Conservação de quantidade de líquido

Material utilizado:

* líquido colorido

* recipientes de vidros com tamanho e formatos diferentes sendo:

* dois iguais;

* um comprido e estreito;

* dois iguais de comprimento menores.

Execução da prova:

Inicialmente colocamos dois recipientes iguais, tanto no formato quanto na quantidade de líquido, diante da criança.

Em seguida lhe perguntamos qual recipiente continha maior quantidade líquido, e porque motivo chegou a tal resposta.

Prosseguindo, deixamos um dos recipientes e trocamos o outro por um recipiente comprido e estreito, porém conservando a mesma quantidade do líquido.

Na sequência, perguntamos novamente qual recipiente continha a maior quantidade líquido e por que motivo chegou a tal resposta.

Logo após, preservamos o recipiente inicial e trocamos o outro por dois recipientes de comprimento menores, e conservando a mesma quantidade do líquido.

Em seguida perguntamos novamente qual recipiente continha a maior quantidade líquido e por que motivo chegou a tal resposta.

Objetivo da prova:

Esta prova piagetiana tem por objetivo, testar a capacidade perceptível de quantidade de líquido entre as crianças, pois consiste em estabelecer uma relação entre a mesma quantidade de líquidos em recipientes de formatos diferentes, no qual podemos verificar o nível do estágio cognitivo em que se encontram.

Prova realizada com G.C, 7 anos

Respostas da criança:

Primeiro momento:

Ela não consegue compreender a relação quantitativa, pois responde que um recipiente tem mais líquido que o outro, mesmo estes sendo iguais e contendo a mesma quantidade de líquido.

Segundo momento:

Ela não consegue compreender a relação quantitativa, pois responde que o recipiente comprido e fino, tem mais líquido que o outro, por possuir um tamanho maior.

Terceiro momento:

Ela não consegue compreender a relação quantitativa, pois responde que o recipiente inicial, tem mais líquido que os dois recipientes juntos, pelo fato do primeiro ter um tamanho maior que a o dos dois recipientes.

Análise:

A criança analisada, não conseguiu assimilar as conservações de quantidade de líquido, pois mesmo quando os vidros eram iguais, e continham a mesma quantidade de líquido, pensava ela que um tinha mais que o outro e na sequência da experiência, também sempre achava que o recipiente maior continha mais liquido.

Conclusão:

Com a elaboração desse trabalho, podemos ter a experiência de uma atividade prática, e dessa forma,compreender e aprofundar nosso conhecimento sobre as teorias piagetianas estudadas em sala de aula.

A criança em questão ainda encontra dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com