TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscologia Juridica

Trabalho Universitário: Pscologia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

1 ) O Senso Comum é um saber que se adquire através da vida que se leva em sociedade, por isso, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contacto com o próximo, com situações e objetos que rodeiam o indivíduo. Apesar das suas limitações, o senso comum é fundamental, sem o qual os membros integrantes da sociedade não conseguiriam orientar-se na sua vida quotidiana. É um saber muito simples, superficial e informal, que não exige grandes esforços nem bases consistentes que atestem a sua veracidade ou proveniência. Conhecimento Cientifico é uso da razão, a superação do mito ou do saber comum é o que assentam em conhecimentos formais o que requerem um longo processo de aprendizagem/conhecimento

2) Subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano.

Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos, a subjetividade é o conjunto de ideias, significados e emoções que, por serem baseados no ponto de vista do sujeito, são influenciados por seus interesses e desejos particulares, ou seja, é a síntese única que cada indivíduo constrói através das suas experiências vividas social e culturalmente.

Duas características que posso citar seria o gosto pessoal, cada um possui e crenças e valores do indivíduo,

3) Os critérios para a Psicologia ser uma ciência é o objeto de estudo métodos de analise. Ou seja métodos diferentes são usados em estudos em inúmeras áreas da psicologia, mas o seu objeto de estudo pode ser definido como estudo da consciência e de comportamentos.

O fundador da Psicologia enquanto ciência foi Wundt, fundador do primeiro laboratório de Psicologia, em 1879. Devido à fundação desse laboratório, a Psicologia tornou-se ciência, pois passou a realizar experiências de acordo com os critérios cotidianos.

4) A psicologia jurídica compreende o estudo, a explicação, a avaliação, a prevenção, a assessoria e o tratamento dos fenômenos psicológicos, comportamentais e relacionais que incidem no comportamento legal das pessoas. A psicologia jurídica é, em suma, uma área de trabalho cujo objeto de estudo é o comportamento dos autores jurídicos no âmbito do direito, da lei e da justiça.

Comportamentos complexos são como pequenas personalidades independentes, autônomas e separadas da personalidade total, ou seja são aglomerados de sentimentos, pensamentos e lembranças carregados de forte potencial afetivo, incompatíveis com a atitude consciente.

5) Umas das principais áreas que o psicólogo pode atuar no ramo da Psicologia Jurídica seria o Planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, Avaliação das condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos, seja por deficiência mental e insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças, aplicando métodos e técnicas psicológicas e/ou de psicometria, para determinar a responsabilidade legal por atos criminosos, Elaboração de laudos, pareceres e perícias, para serem anexados aos processos, a fim de realizar atendimento e orientação a crianças, adolescentes, detentos e seus familiares;

6) O psicólogo perito deve ser imparcial e neutro para escutar as mensagens conscientes e inconscientes do grupo familiar e através de procedimentos específicos fornecer subsídios à decisão judicial, apresentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com