TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Etica Juridica

Exames: Filosofia E Etica Juridica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 6

Filosofia e Ética jurídica

Filosofia é a ciência de refletir sobre nossos pensamentos, a cerca de todas as coisas existentes, que podem um dia existir ou já existentes. É a reflexão de nossos próprios pensamentos onde tentamos razão ou porquês em nosso próprio intimo.

A filosofia no Direito é o elo que integra o estudante de direito há outros ramos da ciência do direito, proporcionando um melhor entendimento de seus vários ramos, dando uma margem para a cabeça pensante melhor forma de interpretação em todos os seus futuros casos em sua vida em particular.

Vida

A vida para nós humanos se inicia no momento da fecundação, onde a partir deste momento passamos a valorizar cada vez mais o ser o que gera, para que aquele futuro ser venha ser gerado.

Para mim, acredito que vida é tudo aquilo que o homem pode criar e desfrutar de todas suas criações, mas no momento em que o ser humano deixa de ter raciocínio próprio ou quando fica em coma vegetando em uma cama de hospital ou ate mesmo em uma cadeira de rodas, aquela pessoa já morreu porque não tem mais vida própria, já não pode mais decidir o que fazer dela.

A vida é somente o inicio de nosso fim, nossa morte.

Morte

A morte nada mais é do que uma passagem que temos que fazer em nossa trajetória de nossa vida. Para aquele que tem crença religiosa é somente o momento em que desencarnamos para que nosso espírito ou nossa alma siga o seu processo evolutivo, onde deixamos de ser um simples mortal e passemos à um espírito de luz.

Em meu ponde de vista a morte não é só quando desencarnamos, mas também quando perdemos nossas faculdades mentais e deixamos de raciocinar, então posso dizer que sim morremos em vida.

Liberdade

A liberdade não é só ter o direito de ir e vir como reza em nossa constituição, mas sim quando temos pleno controle de nossa razão ou temos o mínimo possível de conhecimento ai talvez quem saiba teremos um sentimento de liberdade, mas nossas normas podem nos podar, torturar ou até mesmo podar nossa liberdade por completo, só que essas normas coercitivas jamais poderão de forma alguma aprisionar nossos pensamentos, pois só assim teremos liberdade em nosso interior.

Porque mesmos aqueles que acreditam que são livres para ir e vir, sempre serão escravos de nossa sociedade que dita às regras e que dentro delas sempre terão normas coercitivas que ira nos aprisionarmos sem que venhamos perceber.

A Igualdade

A igualdade é algo que jamais existiu e nunca existirá em nosso mundo, pois desde nos conhecemos por gente a história já nos conta que ela sempre existiu.

Muitas pessoas acreditam que algum dia nós seres humanos chegaremos à igualdade em um todo, mas, nós que temos ciência, ou melhor, um mínimo de cultura sabe que jamais que esta tão desejada igualdade jamais chegará.

Todo individuo que age só em fincão dos próprios interesses, esta sobrando neste mundo, porque, ou vivemos na mesma intenção, ou afundaremos juntos.

A justiça

Justiça para muitos é ser reparado o mau que outrem tenham lhe ofertado gratuitamente, para outros punirem aquele que lhe feriu. Nem sempre o que é justiça para um é justo para outro.

Justiça é algo muito relativo, portanto jamais iremos conseguir definir com exatidão o que é justiça. Já no direito a justiça vai ser a que melhor o estudioso do direito que melhor provar que seu cliente sofreu uma injustiça maior.

A equidade

A equidade é uma forma alternativa, aonde o juiz vem efetuar um julgamento baseado nela, onde no mesmo o juiz vai buscar nos costumes, crenças e boa fé que a população fornece para que o juiz possa efetuar um julgamento o mais justo possível e que não venha ferir a constituição.

Na equidade o juiz vai sempre fazer o possível para preservar o bem comum da população.

O Direito

O Direito é a ciência em que organiza coercitivamente transformando a vida da sociedade, onde com sua doutrina coercitiva e normativa, regula todo o ciclo social para que tenhamos paz em nossa sociedade. Direito pode refletir a vontade do mais forte, também a de ser ferramenta destinada à realização do justo, ao reconhecer nele a incidência da filosofia dos valores, o jurista consciente fará ficar o mais próximo possível ideal de justiça. O direito é a ciência desenvolvida pelo homem que seguindo as normas coercitivas, procura direita e indiretamente reger socialmente e justa a vida na sociedade.

A tolerância

A tolerância é algo que adquirimos com o passar de nossos anos, mas todos nós deixamos de ser tolerantes no momento em que somos lesados por outra pessoa, quando em alguns momentos chegamos ao ponto de perder nossa estribeira e ate tomar atitudes não muito coerentes.

Só descobrimos que temos muita tolerância no momento em que sofremos injustiças por outrem, daí então descobrimos o quanto nós somos tolerantes.

A verdade

Como podemos falar sobre a verdade se nem sempre a minha verdade é a verdade da outra parte, em vários momentos de nossa vida nem sempre podemos falar sempre a verdade para as pessoas porque nem todas sabem lhe dar com ela.

Em nosso cotidiano jamais devemos trabalhar sempre com toda a verdade, porque podemos machucar alguém ou em alguns casos podemos causar problema para nós mesmos.

Já no direito a verdade é aquela em que o operador do direito consegue contra argumentar, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com