TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E As Praticas Judiciárias Na Construção Do Ideal De Justiça

Trabalho Universitário: Psicologia E As Praticas Judiciárias Na Construção Do Ideal De Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Resenha:

Psicologia e as praticas Judiciárias na construção do ideal de justiça

A psicologia esta sempre no contexto jurídico, ela auxilia facilitando nas decisões. A psicologia atua principalmente nos casos de saúde mental.

A primeira demanda que se fez a psicologia em nome da justiça ocorreu no campo da psicopatologia, onde o diagnostico psicológico servia para melhor classificar e controlar os indivíduos. Os psicólogos eram chamados a fornecerem um parecer técnico ( pericial ), emitiam um laudo informando a instituição judiciária, via seus representantes. Os principais clientes que o direito encaminhou a psicologia foram os menores e loucos. Os adolescentes se tornaram um problema social e alcançaram projeção principalmente pela questão dos delitos juvenis. O trabalho do psicólogo com a família inicializa-se desde adoção. O processo de adoção te que analisar ambas as partes.

Hoje em dia a violência esta muito grande, principalmente o abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. O abuso existe e quando ocorre é analisados os fatos, vemos que trás na sua historia uma marca angustiante. Muitas pessoas que sofreram abuso quando criança, elaboram a experiência de forma que a marca do sofrimento pode ficar no passado. Outros trazem todo o tempo. Como repetição estes precisam de acompanhamento terapêutico, inclusive para elaborar o seu afastamento do abusador que, geralmente , é alguém muito próximo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com