TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Juridica

Casos: Psicologia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

8° TEXTO COMPLEMENTAR – O DOSSIÊ DO CASO RIVIÉRE

Muito importante o texto ofertado pela professora Rossana, e cada vez mais tenho a certeza da importância que a psicologia tem para o direito. No caso do texto em tela isso nos faz ver que nem tudo é o que parece.

Ao ler o texto em vários momentos percebi que o caso de Riviére, não era prisão e muito menos pena de morte.

Ele precisava de ter um tratamento psicológico mas nem deu tempo, na verdade naquela época tinha era apenas asilos, e ele parecia ter a certeza de que iria morrer tanto é que veio a dar cabo de sua vida cinco anos após a sua condenação perpétua.

Por isso é muito importante analisar caso a caso, detalhe por detalhe, pois julgar o próximo não é tão fácil quanto parece.

Esse caso foi relatado em uma revista em 1836 e nessa época já se notava a importância da consonância entre direito e psicologia, podemos ressaltar também o quão a saúde já era tão precária nessa época. E hoje essa precariedade só vem se perpetuando a cada dia que se passa.

E esse caso que aconteceu serviu para que as pesquisas se aprofundem cada vez mais, marca o início de uma luta pelo controle da vida social, tratada pelo poder judiciário. Os documentos que fazem parte do caso Rivière permitem analisar a formação e o jogo de um saber da medicina, da psiquiatria e da psicopatologia em suas relações com instituições e os discursos nelas produzidos e prescritos a instituição judiciária (com o perito, o acusado, o louco ou criminoso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com