TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Juridica

Monografias: Psicologia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de psicologia

A)Esquematize o desenvolvimento histórico da psicologia.

1870 ESTRUTURALISMO: Buscava a estrutura da mente, isto e, compreender os fenômenos mentais peladecomposição dos estados de consciência produzidos pelas estimulação ambientais.

TALES MILETO, SOCRATES, PLATÃO, ARISTÓTELES, RENÉ DESCARTES, GUSTAV T. WUNDT, TICHENER.

1880 FUNCIONALISMO: Denomina-sefuncionalismo por se interessarem mais no que a mente faz, nas suas funções, do que a mente é, ou como ela se estrutura.

WILLIAM JAMES, JOHN DEWEY, JAMES CATTEL.

1900 Atualidade Behaviorismo

1890Gestaltismo

1870 Atualidade Psicanálise

1950 Atualidade Humanismo

B)Caracterize brevemente as principais posições teóricas atuais em psicologia.

Behaviorismo: O criador é John B.Watson(1878-1959).Objeto de estudo o comportamento(behavior) estritamente observável.Descartou dos estudos os fenômenos mentais .Afirmava que a única fonte de dados sobre o homem era o seucomportamento.

Gestalt:Afirmava que o estruturalismo e o behaviorismo subestimavam o papel do indivíduo, principalmente nos processos de percepção e aprendizagem , acreditando-oum “registrador” passivo doestímulos do ambiente. O tema de Gestalt veio a ser “o todo é mais do que a soma das partes “

Psicanálise: Ela se preocupava coma experiência consciente, estudava pela introspecção. Hoje a psicanálise éconsiderado uma das correntes psicológicas, apesar de ter nascido e se desenvolvido de maneira completamente independente. Criado por Sigmund Freud.

Humanismo: É um movimento mais recente empsicologia, que enfatiza a necessidade de estudar o homem , e não animais, e indivíduo normais psicologicamente , ao invés de pessoas perturbadas.

C)Explique o significado atribuído hoje ao comportamentocomo objeto de estudo da psicologia.

Ocorre que hoje se atribui um sentido bem mais amplo do que o sentido behaviorista paro o termo comportamento. Inclui muito mais do que movimentos flagrantes,... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com