TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Juridica

Exames: Psicologia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 12

Eis uma breve lista para ver se você está afiado para qualquer prova de psicologia que verse sobre Teorias da Pesonalidade

1 FGV ? Detran/Rn 2010

Em J. Laplanche / J.B. Pontalis encontramos ?o Complexo de Édipo não é redutível a uma situação real, à influência efectivamente exercida sobre a criança pelo casal parental. Ele retira sua eficácia do facto de fazer intervir uma instância interditória (proibição do incesto) que barra o acesso à satisfação naturalmente procurada e que liga inseparavelmente o desejo à lei (ponto que J. Lacan acentuou). Isto reduz o alcance da objecção introduzida por Malinovski e retomada pela chamada escola culturalista, segundo a qual, em determinadas civilizações em que o pai é desprovido de toda a função repressiva, não existiria Complexo de Édipo, mas um complexo nuclear característico de tal estrutura social: na realidade, nessas civilizações, os psicanalistas procuram descobrir em que personagens reais, e mesmo em que instituição, se incarna a instância interditória, em que modalidades sociais se especifica a estrutura triangular constituída pela criança, o seu objeto natural e o portador da lei.? Â Considerando os estudos psicanalíticos presentes na citação, sobre o Complexo de Édipo, podemos afirmar:Â

A) Em determinadas civilizações em que o pai é desprovido da função repressiva, não ocorre a vivência do Complexo.Â

B) O Complexo de Édipo não é universal.Â

C) A interdição do incesto não é a lei universal que diferencia cultura e natureza.Â

D) A relação triangular constituída pela criança, com sua instância interditória pode se especificar em diferenciadas modalidades sociais.Â

E) O que irá ser interiorizado para a estruturação psíquica da pessoa, é somente o processo de interdição vivido pela criança em sua relação com o casal parental.

2 FGV ? Tecnologista em Saúde Pública ? FIOCRUZ/2010

A expressão "mecanismo de defesa" aparece, entre outros, nas obras metapsicologicas de 1915 escritas por Freud, em duas acepções um tanto distintas: (1) designa o conjunto dos processos defensivos em geral ou de determinada neurose e (2) exprime a utilização defensiva de um ou outro ?destino pulsional?.

 Assim, podemos afirmar serem mecanismos de defesa os seguintes processos:

A) recalque, retorno da pulsão sobre a própria pessoa e a própria projeção.

B) Narcisismo, retorno da pulsão sobre a própria pessoa e projeção.

C) Recalque, projeção e processo primário

D) Narcisismo, recalque e projeção

E) Recalque, retorno da pulsão sobre a própria pessoa e fixação.

3 FGV ? Tecnologista em Saúde Pública ? FIOCRUZ/2010

Ao longo de sua obra, Freud pouco alude ao que chamou de contratransferência, ou seja, ao conjunto das reações inconscientes do analista à pessoa do analisando e, mais particularmente, à transferência deste. Do ponto de vista técnico, analise as orientações que o psicanalista deveria seguir face o estabelecimento de um

processo contratransferencial.

I. Elaborar ao máximo as manifestações contratransferenciais através da análise pessoal para que a situação analítica se estruture eminentemente pela transferência do paciente.

II. Utilizar, controladamente, as manifestações contratransferenciais no trabalho analítico, já que, segundo Freud, o inconsciente do analista é um instrumento que não deve ser totalmente desprezado na situação analítica.

III. Guiar-se principalmente pelos processos contratransferenciais na situação analítica.

Analise:

A) se apenas a I é adequada.

B) se apenas a II é adequada.

C) se apenas a I e a III são adequadas.

D) se apenas a I e a II são adequadas.

E) se todas são adequadas.

4 FGV ? Tecnologista em Saúde Pública ? FIOCRUZ/2010

Assinale a afirmativa que apresenta o conceito psicanalítico de transferência.

A) A atualização para o sujeito de etapas ultrapassadas do seu desenvolvimento e a passagem a modos de expressão e de comportamento de nível inferior do ponto de vista da complexidade, da estruturação e da diferenciação.

B) Um dos modos essenciais do funcionamento dos processos inconscientes que consiste em que uma única representação representa por si só várias cadeias associativas em cuja interseção ela se encontra.

C) O processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles e, eminentemente, no quadro da relação analítica.

D) O conjunto das reações inconscientes do analista relativos à pessoa do analisando.

E) O mecanismo de formação de sintomas que opera na histeria e consiste na transposição de um conflito psíquico e numa tentativa de resolvê-lo em termos de sintomas somáticos, motores ou sensitivos.

5 BQSNAB Â - 2012

Há diversas teorias psicológicas sobre o comportamento humano. O ?internalismo? postula que as causas do comportamento estão sediadas no interior do homem, seja em seu organismo ou em sua mente ? nas memórias ou nas emoções. As teorias S=R, ao contrário, opõem-se a esta visão, responsabilizando o meio ambiente pela conduta humana, trilhando assim caminho semelhante ao da Cibernética.

Identifique a alternativa que, a partir da teoria S=R e suas evoluções, identifica o autor que recorre a variáveis mediacionais neurofisiológicas para explicar o comportamento.Â

A) Miller e Dolard

B) Thorndike

C) Watson

D) Tolman

E) Hull

6 FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judiciário - Psicologia

A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com