TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do senso-comum

Artigo: Psicologia do senso-comum. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Artigo  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

1 Justiça restaurativa é uma proposta de aplicação da justiça na qual se busca o atendimento das necessidades da vítima ao mesmo tempo em que o agressor é convocado a participar do processo de reparação do dano, visando um processo produtivo e de reintegração à sociedade, em lugar da simples pena punitiva.De modo geral, os aspectos destacados por Gomes Pinto2 , expressam a forma pela qual a justiça restaurativa é operada. Esses aspectos serão, portanto, analisados, ao mesmo tempo em que o funcionamento da justiça restaurativa será apresentado.

2. Psicologia do senso-comum

O senso-comum: está relacionado ao conhecimento da realidade, ou seja, aquele conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, intuitivo, baseado em tentativas e em erros. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração em geração. Integra o conhecimento humano.

Domínios do conhecimento humano:

Arte

Religião

Filosofia

Ciência

Senso-comum

A psicologia científica

A ciência: atividade eminentemente reflexiva e estudo sistêmico. Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidadem expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Ciência é processo.

Conhecimento da ciência:

objeto específico

linguagem rigorosa

métodos e técnicas específicas

processo acumulativo do conhecimento

objetividade.

3.No princípio o psicólogo jurídico apenas servia para formular laudos baseado em diagnostico e testes psicológicos para ajudar a instituição judiciária a tomar uma decisão.

4 O Transtorno de Personalidade Antissocial, vulgarmente chamado de Psicopatia ou Sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros

5Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos.

6

7

8.1-3-5

9

10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com