TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicossomático

Resenha: Psicossomático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Psicossomático

Somatização: Presença de sintomas físicos mas não há doença orgânica. A causa deste sintoma é emocional. Por exemplo, na síndrome do pânico a pessoa apresenta sintomas orgânicos idênticos ao ataque do coração, ou a problemas intestinais, mas o medico não detecta cardiopatia alguma em seus exames.

Doença psicossomático, a doença somáticas multicausais, influenciadas por factores psicológicos. Os acontecimentos psicológicos atuam como parte da causalidade destas doenças, quer no desencadeamento, quer no agravamento da doença.

De uma maneira geral, o que acontece é que determinadas emoções ou afectos ficam retidos no psiquismo do sujeito, fazendo com que este não aceda a nem elabore tais afectos.

Isto mantem o organismo num estado de tensão que vai facilitar o desenvolvimento de pertubaçãoes psicossomáticas.

Um dos afectos frequentemente em jogo neste casos é a raiva. A agressividade contida e bloqueada dentro do sujeito não é dirigida a nenhum objeto concreto, tendo o sujeito escassa consciência da sua existência. Assim, no caso do sujeito psicossomático, a agressividade retida não encontra descarga.

Um outro fator importante é a Depressão, que afeta o mecanismo fisiológicos, nomeadamente os mecanismo imunitários, se o afeto depressivo não é reconhecido, vai ficar retido no psiquismo do sujeito, o que se vai refletir no funcionamento somático.

MUITOS pacientes psicossomáticos tem um traço depressivo, especifico e típico, mas que se distingui da habitual personalidade depressiva pela ausência de abatimento depressivo ou quebra de entusiasmo e vitalidade.

Sem esta capacidade de acesso ao sofrimento básico, a vivencia da falta, a depressão, não vivida, fica no corpo estagnada emperrando o seu funcionamento. Depressão sem depressão, sem sinais, é um processo crônico de apodrecimento pelo empobrecimento das respostas adaptativas de confronto com as situações indutoras de estress.

Sinais de Depressão nos dias de Hoje:

Podemos observar que este sinais psicossomáticos de depressão no dia de hoje se torna mais comum.

Pois aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem de depressão, muitos pelas perdas e isso vem com as consequências que elas pode acarretar como: suicídio, abandono de emprego, isolamento social, uso de drogas e outros.

Muitas pessoas sofrem por depressão e as vezes não se preocupa, mas isso pode ser muito serio, e muitos também percebem que estão entrando em depressão, vão ao medico, fazem o tratamento e as vezes nem volta para um acompanhamento, isso pode ocorrer um risco para o paciente, onde deveria estar acompanhando o seu desenvolvido junto com um especialista mesmo que este paciente se sinta melhor já, pois devera mesmo assim fazer esse acompanhamento de rotina.

Pois se esse depressivo não faz o tratamento certo, pois a qualquer momento ele poderá ter uma recaída, pois pequenos episódios pode desencadear a depressão de novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com