TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÚBLICO DESTINADO

Tese: PÚBLICO DESTINADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

PÚBLICO ALVO

Turma composta de 30 alunos do 4º ano, com idade entre 9 e 10 anos, do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol Sobradinho II – DF.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL: Conscientizar as crianças da importância da mudança de hábitos para a conservação do meio ambiente. De como o homem interfere, abrangendo toda comunidade escolar e o meio onde vivemos. Pensando nas soluções para os problemas atuais, na construção de um futuro desejado pela humanidade. Destacando a importância da coleta seletiva do lixo e as conseqüências envolvendo a poluição. Bem como o papel da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Despertar o respeito pelo meio ambiente;

Conscientizar o aluno dos benefícios da reciclagem;

Identificar as conseqüências da poluição;

PROBLEMA

E você? Como faz sua parte para contribuir para um planeta sustentável?

HIPÓTESES DE PESQUISA

Praticando hábitos de separar o lixo seco do lixo orgânico, não jogar lixo no chão, somente em lixeiras, ensinar as crianças a plantar uma árvore, não desperdiçar água durante o banho e a escovação bucal, desligar as luzes quando não estiver no cômodo da casa. Somar, contribuindo preservando para colher produzindo de forma responsável e eficiente, para viabilizar nas gerações futuras.

JUSTIFICATIVA

O tema “ sustentabilidade” está inserido no dia-a-dia da sala de aula. É necessário conscientizar os alunos sempre, acerca da quantidade de lixo que produzimos. E que é preciso e possível melhorar a qualidade ambiental do lugar onde vivemos, preservando os recursos naturais praticando a cidadania.

Compreendendo que escola é uma instituição que contribui para a construção de conhecimento, o presente projeto apresenta propostas de aulas a serem desenvolvidas na escola. Destacando que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida no Planeta, pois, o papel da escola é buscar soluções para a preservação do mesmo. Enfatizando que o uso indiscriminado dos recursos que o meio ambiente nos oferece, vem causando sérias conseqüências, diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Diante disso é necessário que, a escola proponha projetos educacionais, que leve a uma relação com o meio ambiente. Considerando que ela é um veículo de transmissão de pensamentos, construção de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes, novas posturas individuais e coletivas. Tendo como base a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, Art. 2º que diz “educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar num prazo de uma semana, de 17 a 21 de outubro de 2014, respeitando as seguintes estratégias: O início do projeto se dará com a leitura de uma história infantil “A terra pede Socorro” que trata da questão do meio ambiente, em seguida pediremos que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho; Faremos uma exposição de fotos que demonstram a degradação do meio ambiente, a partir das fotos pediremos aos alunos para elaborarem e escreverem frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula; Apresentaremos um vídeo infantil “Um plano para salvar o planeta” de Maurício de Sousa, que trata do meio ambiente fazendo relevância para a reciclagem, juntamente com os alunos criaremos uma lista de objetos que podem ser reciclados; Como atividade de casa uma pesquisa em livros, jornais, revistas, sites, etc. Com soluções para o problema que está sendo explorado; Fazer uma leitura individual e coletiva do texto “Amigo Planeta”, com interpretação e questionário.

CRONOGRAMA

Ações para valorização do meio ambiente: de 17 a 21 de outubro de 2014

ESTRATÉGIAS 2ª Feira

17/10/14 3ª Feira

18/10/14 4ª Feira

19/10/14 5ª Feira

20/10/14 6ª Feira

21/10/14

Apresentação do projeto com a história infantil “A terra pede socorro”, onde os alunos recontarão a história utilizando à escrita e o desenho.

Exposição de fotos da degradação do meio ambiente, para os alunos elaborarem e escreverem frases ou pequenos textos, que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula.

Apresentação do vídeo educativo infantil “Um plano para salvar o planeta”. Pesquisa em sites, jornais, revistas, livros, de soluções para o tema estudado, como tarefa de casa.

Construção de um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções pesquisadas.

Fazer uma leitura individual e coletiva do texto “Amigo Planeta”, interpretando e respondendo questionário.

RESULTADO DA PESQUISA:

ENTREVISTA- DO PROJETO DE SUSTENTABILIDADE COM A PROFESSORA JOSINETE DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL QUEIMA LENÇOL.

Entrevistada: professora Josinete

1- O porquê deste projeto?

Este projeto veio porque iríamos participa de uma feira de ciências com materiais reciclados e o tema era sustentabilidade.

2- Quanto tempo durou este projeto?

Dois meses.

3- Como aconteceu o desenvolvimento deste projeto?

Primeiro pedimos que cada aluno trouxesse as contas de luz, consultaram as contas de luz e viram como poderiam estar economizando na redução de gastos de energia. A participação dos alunos foi muito importante, pois nos ajudaram; alias sem eles, este projeto não teria sido realizado e não poderíamos ter ganhado.

4- Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com