TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Operatório De Paceiente Que Fizeram A Cirurgia Bariátrica

Trabalho Escolar: Pós Operatório De Paceiente Que Fizeram A Cirurgia Bariátrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  557 Visualizações

PÓS OPERATÓRIO

Uma situação clínica durante uma reunião do grupo pode ilustrar isso. Numa das reuniões discutíamos, como é frequente nesses grupos, o problema enfrentado pelo obeso em relação a sua dificuldade em se adequar aos padrões sociais. No meio da conversa, surge o comentário de um dos pacientes: “nosso problema são as catracas dos ônibus coletivos, se não prestar atenção, fica-se entalado”. Tal fala cria um movimento imediato de concordância no grupo, que num clima de brincadeira começa a contar anedotas sobre a vida de cada um em relação às próprias experiências com catracas em ônibus. Certa euforia se instala, misturada com um alívio, porque praticamente todos agora podiam passar pelas referidas catracas dos ônibus.

O terapeuta intervém e diz “mas agora que todos já passam nas catracas, o que fazer?”. Certo desconcerto se instala no grupo, uma angústia volta a se fazer presente. A fala do terapeuta remete o grupo à angústia subjacente ao triunfo que o paciente se esforça por sustentar: a ideia de que a cirurgia poderia, por si só, resolver todos os problemas da vida de cada um.

A vida não se resolve ao passar, metaforicamente, a catraca, ou concretamente, pela realização da cirurgia. A fala do terapeuta tem como objetivo estimular o pensamento, proporcionar a esses indivíduos que “pensam com o corpo” uma possibilidade de “pensar com a cabeça”, refletir, expandindo suas capacidades elaborativas.

...