TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão crescendo?

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão crescendo?

O texto “Ecologia integral, muito mais do que ambientalismo”, nos traz a ideia de ambientalismo classificada em três níveis de atitude, a primeira como atitude ecológica incompleta, a segunda como, atitude ecológica radical, e a terceira como, atitude ecológica integral.

A atitude ecológica incompleta é aquela que se apresenta como uma ação essencial, porém não é suficiente para resolver os problemas, se torna uma atitude superficial e paliativa em relação ao problema principal que é como manter a preservação da natureza, e o problema ambiental maior continua a existir fazendo com que a prática de destruição se mantenham, porque não erradicam o mal, somente aliviam as consequências, prolongando o problema ecológico.

A atitude ecológica radical é aquela que identifica na essência os motivos que possibilitaram a depredação da natureza e levam o mundo a autodestruição. Critica fundamentos culturais, econômicos e tecnológicos que lançam mão para justificar com a finalidade de solucionar os problemas ambientais, sobretudo, a ignorância quanto à complexidade da vida, a sacralidade da matéria e a força espiritual do Universo. Propõe rever radicalmente os conceitos e atitudes afim de reconciliarmos com o planeta.

A atitude ecológica integral é aquela que nos alerta que não basta a atitude de somente cuidar da natureza e evitar desperdícios, mas ir além, buscando redescobrir a Natureza. Levar-nos a enxergar na Natureza com sentimento de pertencimento, como nicho biológico, como caminho de desenvolvimento e caminho espiritual, uma maneira nova de vermos o Universo e nos vermos dentro dele como integrante e integralmente.

Na visão holística, o ponto de vista agora é a partir do todo, e não a partir da parte, onde o ser humano precisa mais da Natureza para sobreviver, do que o contrário. Captar as razões mais profundas, os motivos que vão à raiz e descobrir a ecologia como caminho integral de sabedoria para a própria realização pessoal, social e espiritual significam chegar a descobrir a “ecologia integral”.

Ecologia Integral possui uma visão sistêmica e integral de todas as coisas num grande contexto geral do qual fazemos parte dele e o modificamos, vê o mundo como ordens abertas umas às outras, todas interconectadas, o que supõe uma visão holística e evolucionista do universo.

Para analisar o significado dos verbos cultivar e guardar relacionados à Campanha da Fraternidade 2017, que traz o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, primeiramente definiremos os verbos mencionados. Por definição, cultivar é preparar e cuidar da terra para que produza, aplicar-se ao desenvolvimento de algo, dedicar-se a algo. E guardar é estar de guarda, ter em sua guarda, conservar para o fim que se destina.

Citaremos o versículo 15, do livro de Gênesis contido na Bíblia Sagrada que diz, “Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.”

A Campanha da Fraternidade 2017 em análise juntamente ao versículo citado, nos remete a refletir sobre como estamos lidando com essas questões ambientais que tanto nos preocupam em relação ao futuro, presente de Deus para os seres humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com