TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Behaviorismo

Por:   •  30/9/2025  •  Trabalho acadêmico  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 11

Leia o Capítulo 1 (pp. 1-19): “Bases Filosóficas e noção de ciência em Análise  do Comportamento” do livro Hubner, M.M.C., & Moreira, M.B. (2012). Temas  Clássicos da Psicologia sob a ótica da Análise do Comportamento. Guanabara Koogan  e responda as seguintes questões:

1) O que é Behaviorismo? O que é Análise do Comportamento?

R: Como destacado por Skinner no trecho citado, quando falamos de Behaviorismo, estamos discutindo questões filosóficas, isto é, questões que orientam a forma como entendemos o mundo ou uma parte específica dele; estamos falando de uma visão de mundo. A própria possibilidade de uma ciência do comportamento é, em si, uma questão filosófica, é uma questão de como “enxergamos” o ser humano. E análise do comportamento é uma abordagem psicológica.

 

2) Qual era o objeto de estudo da Psicologia e seu método na época em que  Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório de Psicologia experimental em  Leipzig, Alemanha?

R: O objeto de estudo da Psicologia era a consciência e seus elementos constituintes.

3) Como é o nome do artigo publicado por Watson em 1913? Como ele ficou  conhecido? O que Watson argumentava nesse artigo? De acordo com Watson,  quais eram os problemas da introspecção?
R:
 O nome do artigo é A Psicologia como um behaviorista a vê” e ficou conhecido posteriormente como O Manifesto Behaviorista”. Watson argumentou que o uso da introspecção experimental como método principal falhou em estabelecer a Psicologia como uma ciência natural (uma ciência que lida com fenômenos que ocupam lugar no tempo e no espaço, como a Física e a Química). A crítica de Watson baseava-se principalmente na falta de replicabilidade dos resultados produzidos, isto é, quando se realizava novamente uma mesma pesquisa com um outro sujeito, uma pessoa diferente, os resultados encontrados eram diferentes da pesquisa anterior. Outro problema importante com relação à introspecção experimental: a “culpa” das diferenças entre os resultados obtidos a partir de tal método era atribuída aos sujeitos (que eram também os observadores), e não ao método ou às condições experimentais nas quais esses resultados foram produzidos.

4) Qual foi a proposta de Watson para os principais objetivos da Psicologia?

R: A previsão e o controle do comportamento.O comportamento observável (por mais de um observador) seria o objeto de investigação a partir do método experimental, no qual se manipulam sistematicamente características do ambiente e verifica-se o efeito de tais manipulações sobre o com portam ento dos sujeitos.

5) Qual era o objeto de estudo e o seu método para Watson?

R: O comportamento observável (por mais de um observador) seria o objeto de investigação a partir do método experimental, no qual se manipulam sistematicamente características do ambiente e verifica-se o efeito de tais manipulações sobre o comportamento dos sujeitos.

6) O que é o método experimental?

R: Manipular sistematicamente características do ambiente e verificar o efeito de tais manipulações sobre o comportamento dos sujeitos. Estudar o comportamento por si mesmo; opor-se ao Mentalismo e ignorar fenômenos, como consciência, sentimentos e estados mentais; aderir ao evolucionismo biológico e estudar tanto o comportamento humano quanto o animal, considerando este último mais fundamental; adotar o determinismo materialístico; usar procedimentos objetivos na coleta de dados, rejeitando a introspecção; realizar experimentação controlada; realizar testes de hipótese, de preferência com grupo de controle; observar consensualmente; evitar a tentação de recorrer ao sistema nervoso para explicar o comportamento, mas estudar atentamente a ação dos órgãos periféricos, dos órgãos sensoriais, dos músculos e das glândulas.

7) Apesar do Manifesto Behaviorista ser um marco histórico do surgimento do  Behaviorismo, na obra de qual autor devem ser buscadas informações para  compreender o que é o Behaviorismo hoje?

R: A proposta original sofreu reformulações, e a correta compreensão do que é o Behaviorismo hoje deve ser buscada principalmente não na obra de Watson (a despeito de sua relevância), mas na obra de Burrhus Frederic Skinner.

8) Quais críticas são comuns de serem encontradas a respeito do Behaviorismo?  Por que elas não são válidas atualmente?

R: Rótulos como “mecanicista”, “simplista”, “reducionista”, “psicologia estímulo-resposta”, “psicologia da caixa-preta” etc.

9) A proposta behaviorista pode ser dividida em dois momentos. Quais são eles?

R: A proposta de Skinner pode ser dividida em dois momentos distintos: de 1930 a 1938 e de 1980 a 1990. Segundo Micheletto, o “primeiro” Skinner (1930-1938) é marcado por uma forte influência das ciências físicas, sobretudo a mecânica newtoniana, e da filosofia do reflexo, já o “segundo” Skinner (1980-1990), como apontado por Micheletto (1997/2006), mostra-se mais comprometido com o modelo causai que embasa as ciências biológicas, influenciado principalmente pela teoria da evolução das espécies por seleção natural, de Charles Darwin 1859), e menos influenciado pelo modelo newtoniano.

10) Mesmo no início de sua obra, Skinner já apresentava uma ruptura com o modelo  causal mecanicista. Qual é essa ruptura?

R: Um exemplo claro é a definição de reflexo, entendido à época como uma ligação direta entre estímulo e resposta, e reinterpretado por Skinner como uma correlação entre dois eventos observáveis: “Em geral, a noção de reflexo deve se livrar de qualquer noção de empurrão’ do estímulo. Os termos se referem aqui a eventos correlacionados, e a nada mais”. Diz-se, então, que Skinner substitui a noção de causalidade mecânica pela noção de relações funcionais.

11) Qual a diferença entre “causa” e “relação funcional” de acordo com Skinner?

R: Como aponta o próprio Skinner, a ciência tem substituído o termo “causa” pelo termo “relação funcional”, pois o primeiro remete a forças e mecanismos que “ligam” dois eventos, já o segundo apenas estabelece regularidade entre dois (ou mais) eventos.

12) Como é o nome do Behaviorismo concebido por Skinner?

R: O behaviorismo de Skinner é denominado por ele Behaviorismo Radical e o Behaviorismo praticado (ou defendido) por alguns de seus contemporâneos, referido por Skinner como Behaviorismo Metodológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com