TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PRODUTO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  21/12/2017  •  Resenha  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PSICOLOGIA

LISIANE MOREIRA DOS SANTOS FREITAS

RELATÓRIO PRODUTO INTERDISCIPLINAR

Salvador – Ba

2017

FTC – FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

LISIANE MOREIRA DOS SANTOS FREITAS

RELATÓRIO PRODUTO INTERDISCIPLINAR

Relatório apresentado ao curso de psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências, como requisito parcial de avaliação da disciplina Fundamentos da Teoria Sistêmica sobre orientação da professora Patrícia Caldeira.

Salvador – Ba

2017

Introdução

Trabalho apresentado pela turma do 4° semestre noturno, onde evidencia a vivência e a importância da terceira idade, abordando temas como tecnologia,  afetividade,  sexualidade, saúde e lazer. Nos fazendo refletir que o idoso não é  só aquele ser que fica em casa jogando dominó, ou de um cômodo para o outro,  onde está sempre precisando da ajuda de todos,  se tornando um peso para a família, salienta sobre o processo de envelhecimento havendo uma melhoria na qualidade de vida.

Utilizando de pesquisas qualitativas e quantitativas, com ênfase em estudos do IBGE onde trás  o crescimento em cerca de, por volta de 10 anos a população idosa no Brasil atinge um índice bastante relevante sobre os jovens, onde em pesquisas do IBGE apontam que idosos a partir dos 60 anos passam a atingir o total da população de 9,8% para 14,3%.

Fortalecendo em todo seu projeto, passar ao público, que o idoso pode ser muito mais que o estigma social imposto sobre eles,  compartilhando as vivências,  desafiando todo o imaginário social. Salientando a importancia da familia  junto ao idoso, pois há uma troca de experiencias e ensinamentos há serem aprendidos.

Desenvolvimento

O presente projeto busca conhecer, através da história dos idosos, aspectos sociais, culturais , relativos a valores e  preconceitos. As relações sociais estabelecidas entre o grupo dos idosos e o grupo dos não idosos na sociedade contemporânea, representações sociais que levam a construção de mitos e crenças onde se cria um estigma dos grupos de idosos. As categorias velho, idoso e terceira idade são construções sociais utilizadas para situar o indivíduo nas várias instituições da sociedade. A turma aborda a evolução e desenvolvimento dos idosos, em meio as tecnologias, salientando que cerca de 10% da população que utiliza smartphones, são de idosos com até  70 anos ou mais.

O grupo vem mostrar que idosos encontram-se num processo de redefinição de costumes, de comportamentos e consequentemente do estabelecimento de novos paradigmas das relações com o outro. São novos valores que configuram uma nova visão de mundo, de sociedade, como a sociedade está sempre em movimento os idosos se modelam a toda essa rotina, com a apresentação foi ressaltado, varios campos onde a pouco mais de 15 anos atrás não era visto como frequencia idosos na ativa, fora questões relacionadas a sexualidade, onde se tem o mito de que o idoso não tem vida sexul ativa, paradigma que foi quebrado durante pesquisas e entrevistas.

Durante toda criação do projeto foi quebrando varios estigmas em relação ao idoso, com base nos questionarios aplicados ao grupo de pesquisa e comparações feitas aos jovens identificando elementos do imaginario sobre a velhice. Com a experiência em campo, foi feita a visita ao espaço onde idosos realizam eventos de dança em diversos lugares, para eles é como se fosse uma segunda familia, não importa saber qual idade cada um tenha, ou até mesmo a quantidade de colesterol, o importante para eles é passar um pouco de sua experiencia de vida na dança, mostrando que o idoso pode sim realizar diversas atividades. Lembrando que a todo um acompanhamento, cada um (a) faz o que estiver ao seu limite, quem puder descer até o chão desce, quem não, vai ao seu limite sem exceder, visando sempre o cuidado uns com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com