TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS IMDD INTERDISCIPLINARES

Projeto de pesquisa: PRODUTOS IMDD INTERDISCIPLINARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

MARCOS JOSE DUARTE MELO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR IMDIVIDUAL

CARUARU

2014

MARCOS JOSE DUARTE MELO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

CARUARU

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2. REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................4

2.1 Mercado de Ações..............................................................................................7

2.2 Ações..................................................................................................................8

2.3 Opções...............................................................................................................9

2.4 Commodities.....................................................................................................10

2.5 Fundo de Investimento......................................................................................10

2.6 Clube de Investimentos.....................................................................................11

3. CONCLUSÃO ....................................................................................................12

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................13

1. INTRODUÇÃO

A economia mundial vem passando por grandes transformações, são países em constantes desenvolvimentos, numa busca frenética por independência financeira e grandes negociações que podem gerar expectativa de crescimento para o país, assim utilizam-se te técnicas e praticas que possam mostrar o melhor a se fazer, como fazer e com quem fazer.

A bolsa de valores é um dos mercados que mais geram valor monetário, no entanto a instabilidade é um risco constante e vivenciado pelos seus investidores, o termo bolsa de valores refere-se ao ambiente onde são realizados negócios envolvendo ações, titulo de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities e diversos tipos de derivados financeiros formando assim o “Mercado de Ações” que se classifica como o lugar onde compradores e vendedores se encontram dispostos a realizar negócios e obter lucros, no Brasil esse local é disponibilizado e regulamentado pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros – BM&FBOVESPA.

Podemos definir bolsa de valores como associações cíveis sem fins lucrativos, seu patrimônio é representado por títulos que pertencem as corretoras membros, são autônomas na esfera financeira, patrimonial e administrativa, mas sujeitas a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários e obedecem as diretrizes e políticas emanadas do Conselho Monetários Nacional. A bolsa tem o dever de repassar para os investidores membros informações sobre seus negócios diariamente, entre essas informações dados de mercado e tudo mais que possa contribuir para a clareza das decisões das operações.

Os movimentos de preços no mercado são capturados através de Índice de Bolsa de Valores, os preços das ações servem para indicar o valor de mercado das empresas cotadas na bolsa, a principal função da bolsa é manter transparente e adequado o local para as negociações de compra e venda de ações. Essas características a qual nos referimos acima são padrões para todas do segmento de mercado.

A BM&FBovespa é a bolsa oficial do Brasil sediada em São Paulo, é a segunda maior do mundo em valor de mercado, está interligada a todas as bolsas de valores brasileiras, incluindo a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, onde são negociados apenas títulos, utilizam o Ibovespa como indicador referencia.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Tradicionalmente, o brasileiro é tido como um investidor mais conservador, que prefere aplicações que não ofereçam tanto risco, como é o caso, principalmente, da poupança e alguns outros investimentos, como o Certificado de Depósitos Bancários, por exemplo. Segundo uma pesquisa realizada pela Expomoney (2008) o perfil do brasileiro está entre o conservador e o moderado e por isso prefere tais tipos de investimentos. Apolinário (2006) afirma que, “No Brasil, a cultura do investidor ainda é extremamente conservadora, devido a uma preocupação maior de proteger o principal do que ter rentabilidade maior.” Assim, o brasileiro ainda prefere eximisse do risco, em contrapartidaacaba diminuindo sua oportunidade de ganhos maiores. Segundo Carmona (2009, p. 177), “O conceito de risco em termos de fundamentação da moderna teoria financeira, é definido como a probabilidade de perda ou de ganho do produto de uma operação financeira”. Dado importante obtido através de entrevista com escritório representante de corretora em São Luís, a Smart Investimentos, é que apenas 0,3% da população brasileira, excluindo aqueles que têm baixas condições financeiras, investem na bolsa de valores, sendo este percentual alavancado pelo sul e sudeste.Confirmando-se que a maior parte da população brasileira possui perfil conservador.

Contudo, existe uma parcela dessa população que não se encaixa exatamente nesse perfil. São os jovens investidores, pessoas de até 25 anos que se mostram mais agressivos e atraídos por investimentos de renda variável.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Diário da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com