TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTA AVA FILOSOFIA 1

Por:   •  11/11/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 5

Ao estudarmos os primeiros filósofos e as questões às quais se dedicavam na Grécia Antiga, notamos que o foco principal era a origem e a ordem do mundo: okósmos. A Filosofia que nascia naquela época era uma ____________. Aos poucos, a indagação central questionou o próprio kósmos, o foco passou a ser a busca pelo princípio que ordenava todas as coisas e que mantinha sua imutabilidade mesmo com a transformação delas. Agora as perguntas primordiais são: “o que faz as coisas serem como são?; o que é o ser?”. Com isso, a Filosofia se desloca para a ____________ , que é o conhecimento ou o saber sobre o ser.

As palavras que completam corretamente esse texto são, respectivamente:

Escolher uma resposta.

a. cosmologia - ontologia

b. subjetividade - cosmologia

c. realidade - ontologia

d. realidade - subjetividade

e. ontologia - cosmologia

Resposta correta: cosmologia - ontologia.

Comentário sobre a resposta correta: A cosmologia tem como foco a origem e a ordem do mundo e a ontologia se dedica ao conhecimento ou o saber sobre o ser.

Question2

Chauí (2012) nos indica as diferentes posturas dos sofistas e de Sócrates em relação ao conhecimento verdadeiro.

Escolha a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Sócrates, distanciando-se dos primeiros filósofos e opondo-se aos sofistas, afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e as das palavras ou das opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento.

b. Segundo os sofistas, conhecer é passar da aparência à essência, da opinião ao conceito, do ponto de vista individual à idéia universal de cada um dos seres e de cada um dos valores da vida moral e política.

c. Para os sofistas, os sentidos nos dão as aparências das coisas e as palavras, meras opiniões sobre elas.

d. Sócrates, diante da pluralidade e do antagonismo das filosofias anteriores, ou dos conflitos entre as várias ontologias, concluiu que não podemos conhecer o Ser, mas só podemos ter opiniões subjetivas sobre a realidade.

e. Sócrates e os sofistas possuem um ponto em comum: concordam que, para se relacionarem com o mundo e com os outros humanos, os homens devem valer-se de outro instrumento – a linguagem – para persuadir os outros de suas próprias idéias e opiniões. Para ambos, a verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento.

Resposta correta: Sócrates, distanciando-se dos primeiros filósofos e opondo-se aos sofistas, afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e as das palavras ou das opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento.

Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção, já que todas as demais afirmações estão incorretas quanto às posturas de Sócrates e dos sofistas na questão do conhecimento verdadeiro.

Question3

Platão e Aristóteles, na Grécia Antiga, empenharam esforço para definir as formas de conhecer e para estabelecer as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão.

Sobre este contexto, analise as afirmações:

I. Platão e Aristóteles introduziram na Filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou os graus de conhecimento.

II. Para Platão e Aristóteles, os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

III. Apenas Platão considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

IV. Apenas Aristóteles considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »