TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental Esquemas De Reforço

Dissertações: Relatório Experimental Esquemas De Reforço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  2.219 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Curso de Psicologia

Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento

Rodrigo César Franco – Sujeito experimental 17 – data 16/05/2013

EXERCICIO 6– Esquema Intermitente de Razão Fixa.

1) Objetivo: Observar os comportamentos do sujeito, principalmente os de pressão à barra, agora utilizando o esquema de Razão Fixa (FR) como esquema de reforço intermitente durante 3 sessões realizadas em três dias diferentes. Neste tipo de esquema, uma gota d’água é liberada após o sujeito cumprir um número de respostas especificado. Por exemplo, se a razão for 5, a gota d’água só será liberada. O esquema pode ser, então, identificado da seguinte maneira: FR5 (do inglês: Fixed Ratio). Esta observação é importante para que se possa comparar os resultados obtidos entre três sessões de FR e os resultados obtidos da terceira sessão de FR com os obtidos na sessão de CRF2.

2) Procedimento: O primeiro procedimento foi o de conferir o painel de controle da caixa e se a mesma estava funcionando adequadamente. A caixa experimental foi ligada na tomada de 110 v; a chave ligada na posição manual; o sujeito experimental foi devidamente buscado no biotério tomando-se as precauções quanto a segurança do animal. Com uma privação de água de 24 horas, o sujeito experimental foi inserido na caixa de Skinner, sendo o tempo contabilizado a partir da primeira pressão à barra pelo sujeito. Nesta fase, o objetivo foi reforçar o sujeito a intervalos específicos de resposta, ou seja, de forma intermitente, sendo o esquema de reforço a ser usado o de Razão Fixa 10, ou FR10. Antes do reforço (gota d’agua) ser liberado após a décima resposta, o comportamento do sujeito foi modelado ao FR10 porque ele tem apenas história de reforço continuo. Essa modelagem foi feita por meio da aproximação sucessiva da razão do reforço, ou seja, um aumento gradual na razão estabelecida que os reforços sejam liberados. Para tanto, as primeiras 5 respostas foram reforçadas em CRF. A partir da quinta resposta, passou-se a utilizar a aproximação sucessiva de FR até alcançar o esquema de reforço FR10 da seguinte maneira: primeiro só reforçando a segunda resposta do sujeito (uma sim, outra não), repetindo este procedimento por quatro vezes; logo após iniciei o procedimento de FR4. No FR4 o sujeito foi reforçado com uma gota de água na quarta vez em que ele pressionava a barra, durante quatro vezes e imediatamente comecei o FR6, sendo reforçado a cada 6 respostas, por quatro vezes, passando agora para FR8, sendo reforçado a cada 8 respostas, também por quatro vezes, até finalmente chegar na razão 10, mantendo-se assim, em FR10, até o fim da sessão. Nas duas sessões seguintes o procedimento se manteve, sendo que se iniciaram a partir do esquema de Razão Fixa FR10. O experimento foi encerrado após 50 minutos de seu inicio, nas três sessões e o sujeito foi retirado da caixa experimental e novamente transportado para a caixa de armazenamento e removido para o biotério.

3)Resultados:A Figura 1 exibe a freqüência acumulada da resposta de pressão à barra em três sessões de Esquema Intermitente de Razão Fixa FR10, com duração de 50 minutos cada. Na sessão 1 FR o sujeito apresentou 71 respostas nos primeiros 5 minutos, sendo que as 5 primeiras foram reforçadas em CRF. A partir da quinta resposta foi realizada modelagem da respostas em FR até atingir a razão 10 desejada. Na sessão 2 FR10, iniciando-se em FR10, o sujeito apresentou 69 respostas nos primeiros 5 minutos e na terceira sessão, 33, mostrando uma queda acentuada no número de respostas neste período de tempo. No entanto, nesta sessão, o total de respostas de pressão à barra, fora de 820; 830 na segunda sessão e 620 na primeira, mostrando assim uma diferença de 200 respostas a mais na última sessão e 210 na segunda, em comparação com a primeira.

Figura 1. Frequência acumulada de respostas pressão à barra do sujeito, observadas e registradas, minuto a minuto, durante as tres sessões de Esquema intermitente de reforço Razão Fixa FR10, todas com 50 minutos de duração.

A Figura 2 exibe a freqüência acumulada da resposta de pressão à barra durante a sessão de CRF2 e durante a terceira sessão de Esquema intermitente Razão Fixa FR10. Na sessão de CRF2, na qual todas as respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com