TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de praticas subjetivas

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

RELATÓRIO FINAL

Trabalho à ser realizado para a disciplina Práticas Sociais e Subjetividade, do 6º semestre do curso de Psicologia, campus Limeira, sob a orientação do Professor Raul Carlos.

Campus Assis

2013.

[pic 2]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

        

Práticas Sociais e Subjetividade

Maria Teodora Silva : B16CFK-9

Campus Assis

2013.

INTRODUÇÃO

O fenômeno observado foram os estudantes em geral, em diferentes níveis de ensino. Eles foram observados nas mais variáveis circunstâncias e ambientes. A educação é institucionalizada, ou seja, seus princípios, objetivos, conteúdos direitos e deveres são definidos pelo governo. A escola atua no processo de reprodução das relações sociais, valorizando o individualismo e a competição. O que irá determinar como se darão as relações sociais na escola entre professores e alunos e entre estes e seus colegas, é a estrutura da mesma. O poder de aprovar ou reprovar já coloca o professor numa posição de dominação inquestionável, sendo “conhecedor do assunto” para todo e qualquer aspecto que entre em jogo, desde o que é explicitamente ensinado até os insinuados valores estéticos, morais, religiosos, reproduzindo assim a ideologia dominante com descrição correta do mundo. Tal padrão dominante tem como consequência direta o caráter seletivo da escola. É na “naturalidade” das relações que podemos constatar a força da ideologia, que se concretiza nos comportamentos e ações dos indivíduos. (LANE, S. T. M 2006).

Ao longo do século estudar ou ser estudante foi deixando de ser um privilégio de poucos, há hoje uma grande proliferação de instituições de ensino no país, sendo a educação uma ótima oportunidade de negócios, entretanto sem a devida preocupação com a qualidade no oferecimento dos serviços, dependendo do nível em que estes direitos estejam sendo oferecidos nos setores públicos e privados. Em circunstâncias diferentes há de se deixar de ser aluno para ser o estudante também, aquele que vai atrás do conteúdo quando solicitado e não fica apenas esperando passivamente daquele que ensina. Não é preciso muita pesquisa para saber que há procura e inserção nas universidades tem aumentado de forma considerável. Programas como, Fies e Pró Uni são uns dos fatores que contribuíram para esse aumento, outro ponto importante é o aumento de universidades particulares, com custos menores e a proximidade tornam mais acessíveis. Estudos apontam que a maioria dos alunos são mulheres de vinte anos que estuda á noite, o numero de matriculas de mulheres no ano passado somaram 3,4 milhões contra 2,7 dos homens. (MARTINS, 9/9/2014)

Os meios midiáticos vinculam uma ideia um tanto diferente da realidade, reproduzindo um discurso ideológico em relação às oportunidades e à educação serem iguais e de direitos a todos, sem levar em consideração o tipo de qualidade que são oferecidos. Segundo uma pesquisa recente 38% dos universitários no Brasil são analfabetos funcionais, isto ocorre devido a um processo de aprendizagem deficiente no decorrer do ensino fundamental, que deixa falhas na alfabetização de seus alunos, não os preparando para o ensino superior, que provavelmente também influenciará no resultado de sua formação acadêmica. (TV CULTURA, 2014)        

Ser universitário hoje já não é algo tão incomum assim ou privilégio de poucos, seja por questões de acessibilidade um tanto mais fácil por conta do capitalismo muito forte e o desejo do lucro em uma massa de pessoas sobre a qualidade do ensino para estas pessoas, favorecendo que muitos analfabetos funcionais frequentem cursos de nível superior com grandes problemas e dificuldades para acompanhar o processo de ensino.

        

PROCEDIMENTOS

As observações foram realizadas em diferentes localidades e ambientes de maneira pessoal e à distância pelos observadores que transcreviam os dados observados por períodos de tempo que iam de uma hora à uma hora e meia. Em geral tínhamos que ter cautela, que não era muita, pois na maioria das vezes os estudantes não notavam estarem sendo observados. Chegava-se na localidade já com o intento de realizar a atividade e passava-se o tempo ali observando, seja de perto ou de longe, escutando ou não toda a dinâmica ou o fenômeno que estava ocorrendo na localidade, em geral ambientes acadêmicos como escolas e universidades, ou também não, vendo outras localidades com estudantes também, realizando em seguida algumas anotações para os relatórios. Os dados bibliográficos foram pesquisados através de livros de autores conceituados dentro da teoria escolhida em acervo bibliográfico universitário. As referências em relação ao tema escolhido se devem a ele já ser estudado em matéria de semestre anterior e estar relacionado às interações em grupos segundo a temática social e não tão individual que estava presente no tema observado, sendo uma teoria de base marxista que foi adaptada para a realidade das pessoas na America Latina e então para o Brasil diferenciado do modelo Americano que não atendia as demandas de uma realidade diferente da sua. O material midiático foi pesquisado via Web, proveniente de veículos de comunicação e jornalismo conhecidos no país. Materiais como livros foram encontrados em acervo bibliográfico e outros itens como o material midiático pela internet. Foi um pouco difícil encontrar este material com informações abrangentes uma vez que as informações eram mais relativas ao momento presente e não tanto fazendo considerações mais amplas sobre a situação dos estudantes. O material foi utilizado para esclarecer a visão que a mídia tem sobre o fenômeno e dar referencias em relação à teoria que será utilizada para analisar o que foi observado.

        

DISCUSSÃO

Sem entrarmos nas diferentes teorias psicológicas, podemos dizer que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento, principalmente do ser humano, assim fica parecendo óbvio que a psicologia social, deva estudar o comportamento social, porém existe uma polêmica, quando o comportamento se torna social?

A individualização do comportamento humano é um dos principais focos de interesse da psicologia, no caso da psicologia social, é estudar o comportamento do individuo, no que a sociedade lhe influencia, esta influencia se dá desde o momento do nascimento ou mesmo antes dele. O individuo ao estar inserido em variados meios como o acadêmico pode estar muito suscetívelàs diversas influências deste meio dependendo da maneira como ele mantém o seu relacionamento com os outros. Esta influencia histórico social é mais perceptível com a aquisição da linguagem.Dificilmente encontrarmos comportamentos que não envolvam componentes sociais e a psicologia social vai estudaresta relação entre individuo e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com