TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre psicologia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Ensaio  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

6- Qual a relação entre o cotidiano e conhecimento cientifico?

R – Eles se aproximam e se afastam. APROXIMAN-SE: porque a ciência se refere ao real. AFASTAM-SE: porque a ciência abstrai a realidade para compreende-la melhor.

7- Explique o que é senso comum. Dê um exemplo.

R – Ele integra de um modo precário o conhecimento humano. É justamente o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia 8- Explique o que se entende por Visão de mundo.

R – É o senso comum que mistura e recicla os conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano e os reduz a teoria de visão-de-mundo.

9- Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriados pelo senso comum. R – Menina histérica; Ficar neurótico.

10- Quais os domínios do conhecimento humano?

R – Arte, Religião, Filosofia, Ciência e Senso comum. ARTE: emoção e sensibilidade. RELIGIÃO:conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistérios, princípios morais. FILOSOFIA: especulação sobre origem e significado da existência humana. CIÊNCIA: especialização do reconhecimento ao longo dos tempos.

1- Quais as características atribuídas ao conhecimento cientifico? R – Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.

12- Qual a diferença entre senso comum e conhecimento cientifico?

R – SENSO COMUM: é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.CONHECIMENTO CIENTIFICO: requer um objeto especifico de estudo. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.

13- Quais são os possíveis OBJETOS de estudo da Psicologia? R – O comportamento humano, o inconsciente, personalidade, consciência humana.

14- Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? R – Pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento cientifico só muito recentemente.

15- Qual a matéria-prima da Psicologia?

R – É o homem em todas as suas expressões as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas ( porque somos todos assim).

16- O que é SUBJETIVIDADE?

R – É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural ( é o que nos diferencia das outras pessoas).

17- Porque a Subjetividade não é Inata? R - Ela constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural e é ativa a sua construção.

18- Porque as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia cientifica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com