TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre psicologia

Exam: Respostas às perguntas sobre psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Exam  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 6

1) Qual foi o papel de David Kinnebrook no desenvolvimento da nova psicologia?

R: David contribuiu para as diferenças individuais, sobre o que as próprias pessoas não tem controle. O papel do observador humano, também deve ser importante nas demais ciências que dependem dos métodos de observação. Tudo Começou com a diferença de cinco décimos de segundo. Maskelyne percebeu que as observações de Kinnebrook sobre o tempo decorrido na passagem de uma estrela de um ponto a outro era inferior ao seu, que ficou conhecido como incidente de Kinnebrook.

2) Qual a importância do trabalho de Bessel para a nova psicologia? Como esse trabalho estava relacionado com os de Locke, Berkeley e de outros filósofos empiristas?

R: Atribui as diferenças individuais das pessoas as quais as próprias pessoas não tem controle, a chamada Equação Pessoal. Bessel chegou a conclusão, que a natureza humana do observador deve ser levada em consideração, pois características pessoais de percepção influenciam nas observações e nas anotações, de modo que nem sempre há correspondência exata entre a natureza de um objeto e a percepção que temos dele. Os filósofos empiristas, debateram a natureza subjetiva da percepção humana.

3) Como o desenvolvimento da fisiologia inicial serviu de base para a imagem mecanicista da natureza humana?

R: Devido a muitas pesquisas realizadas diretamente nos tecidos cerebrais, essas contribuíram para o desenvolvimento das funções cerebrais e essas foram a base para o mapeamento das funções cerebrais.

4) Discuta os métodos desenvolvidos para o mapeamento das funções cerebrais.

R: A maioria dos fisiologistas realizaram suas pesquisas diretamente nos tecidos cerebrais e essas contribuições foram substanciais para o estudo das funções do cérebro. Esses esforços foram para determinar as primeiras partes especificas do cérebro, responsáveis pelo controle das diferentes funções cognitivas, chegou-se a conclusão que os diversos níveis de comportamento tem origem nas diferentes partes do cérebro e do sistema nervoso; Sendo assim Hall a princípio acreditava que o moimento voluntário dependia do cérebro; o movimento de reflexo, da medula espinhal; o movimento involuntário, da estimulação direta dos músculos, e o movimento respiratório , da medula. Pierre Flourens, envolvia a destruição sistemática de partes do cérebro e da medula espinhal dos pombos, e assim observava as consequências, concluiu que o cérebro controlava os processo mais elevados ; partes do cérebro médio controlavam os reflexos visuais e auditivos; o cerebelo, a coordenação, e a medula, o batimento cardíaco, a respiração e outras funções vitais. As descobertas de Hall e Flourens , embora consideradas válidas no aspecto geral, são secundárias para os nossos propósitos em relação ao uso de métodos mais específicos. A Extirpação, é uma técnica usada para definir a função de determinada parte do cérebro animal, removendo-a ou destruindo de forma sistemática para se observar as mudanças no comportamento; Já o método clinico é um exame pós-morte das estruturas do cérebro para detectar as áreas lesionadas, consideradas responsáveis pelo comportamento do individuo antes da sua morte.

5) Descreva o método da cranioscopia de Gall e o movimento popular dele originado. Como caíram no descrédito?

R: Afirmou que o formato e o tamanho do cérebro, revelava suas características intelectuais e emocionais. Acreditava também que quando uma habilidade mental, como a consciência, a benevolência ou a autoestima fosse particularmente bem desenvolvida, devia existir uma proteção ou uma saliência correspondente na superfície do cérebro, na região controladora. E se a capacidade fosse menos desenvolvida, haveria um afundamento no crânio. Em 1815, Thomas Foster chamou ao trabalho de Gall "frenologia" (phrenos é o termo grego para mente) e o nome pegou. Apesar da frenologia ter sido desacreditada por não ter qualquer mérito cientifico, ainda tem defensores.

6) Qual era o objetivo principal da Sociedade de Física de Berlim?

R: O objetivo era a explicação de todos os fenômenos pelos princípios da física e relacionar a fisiologia com a física, ou seja, desenvolver a fisiologia com base no quadro de referencia do mecanicismo.

7) Explique como o desenvolvimento da fisiologia se uniu ao empirismo britânico para formar a nova psicologia?

R: A evolução inicial da fisiologia indica os tipos de técnicas de pesquisa e as descobertas que fundamentaram a abordagem científica da investigação psicológica da mente, os empiristas britânicos argumentavam que a sensação era a única fonte de conhecimento, Bessel demonstrou o impacto da observação das diferenças individuais na sensação a na percepção; Sendo assim os fisiologistas estavam definindo a estruturas e a função dos sentidos, era chegada a hora de estudar e quantificar esse portão de entrada para a mente: a experiência mentalística e subjetiva da sensação. As técnicas disponíveis para a investigação do corpo passaram a ser aperfeiçoadas para a exploração da mente, sendo assim a psicologia experimental estava pronta para começar.

8) Por que a psicologia experimental surgiu na Alemanha e não em outro lugar?

R: Algumas características exclusivas da ciência alemã a tornaram a sala mais fértil para o crescimento da nova psicologia pois a Alemanha estava no Zeitgeist momento (O ambiente intelectual e cultural, ou seja, o espírito da época). Pois durante um século a Alemanha preparou o caminho para a ciência experimental da psicologia. E contava com laboratórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com