TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre a teoria do aparelho mental

Ensaio: Respostas às questões sobre a teoria do aparelho mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Ensaio  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 2

8. O que é realidade psíquica?

Realidade psíquica são fatos que poderiam ter ocorrido ou imaginados, mas que teriam força real na vida do indivíduo.

9. Como se caracterizam os modelos econômicos, tópico e dinâmico do funcionamento psíquico?

Econômico – existe uma quantidade de energia que “alimenta" os processos psíquicos.

Tópico – o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, que o permite considerá-lo como “lugar” psíquico.

Dinâmico – no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas. A origem dessas forças é a pulsão.

10. O que é sintoma?

É uma produção resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa, ele, ao mesmo tempo que sinaliza, busca encobrir em conflito, substituir a satisfação do desejo.

11. Como se caracteriza a segunda teoria do aparelho psíquico?

Pela introdução dos conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas de personalidade. Sendo:

Id – constitui o reservatório da energia psíquica, é regido pelo princípio do prazer.

Ego – é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, e as ordens do super ego. É regido pelo princípio da realidade.

Superego – origina-se pelo complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. Existe a idéia do sentimento de culpa.

12. Como se caracteriza o método de investigação da Psicanálise? E a prática terapêutica?

Caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. Já a prática profissional refere-se à forma de tratamento que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento. Atualmente, o exercício da Psicanálise ocorre de muitas outras formas, ou seja, é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação; é aplicada no trabalho com grupos e instituições.

13. Qual a função e como operam os mecanismos de defesa do ego?

A função dos mecanismos de defesa, como o próprio nome sugere, é uma forma de proteger o aparelho psíquico das situações desagradáveis que se apresentam no cotidiano do indivíduo.

São eles:

• Recalque – faz com que o indivíduo não perceba a realidade das situações. Segundo Freud é o mais radical dos mecanismos de defesa.

• Formação reativa – é uma forma de defesa em que o indivíduo procura camuflar os seus reais sentimentos para com outras pessoas, pois na realidade os sentimentos são outros. Ex. superproteção, ternura excessiva.

• Regressão – situações fixadas no inconsciente que em determinado momento consciente mobilizam o indivíduo a regredir no tempo. Ex. uma criança de 7 anos que ao ganhar um irmãozinho volta a fazer “xixi na cama”.

• Projeção – são situações em que o indivíduo projeta nos outros atitudes que lhe são peculiares.

• Racionalização – situação em que o indivíduo coloca conhecimentos culturais ou científicos de forma exagerada para outras pessoas. Age de uma forma e acaba cobrando dos outros mais do que deve.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »