TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA. Modelo do aparelho mental

Tese: PSICOLOGIA. Modelo do aparelho mental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: Psicologia

PROFESSORA: Cristina

ALUNA: Silvia

1 – Quais são os três usos do termo Psicanálise?

R: A) Teoria: é um conjunto de conhecimento sistematizado sobre o funcionamento da vida psíquica; B) Método de Investigação: método interpretativo busca o significado oculto do comportamento, trazer à consciente aquilo que está inconsciente e C) Prática Profissional: é análise da cura por meio de conhecimento.

2 – Como se caracteriza o primeiro modelo de Aparelho Mental?

R: Se caracteriza através de três sistemas: A) Consciente, é a parte psíquica mais evidente. A qualidade momentânea que caracteriza as percepções externas e internas do meio do conjunto dos fenômenos psíquicos; B) Pré-Consciente; é uma parte do inconsciente que pode ser mais facilmente acessada. Sistema do aparelho psíquico nitidamente distinto do sistema pré-consciente; C) Inconsciente: Memórias, sentimentos e pensamentos reprimidos. Só são acessados pelo método psicanalítico. Sistema definido por Freud como presente no aparelho psíquico. É constituído por conteúdos recalcados, aos quais, foi recusado o acesso ao sistema pré-consciente-consciente pela ação do recalcamento.

3 – Como se caracteriza o segundo modelo de aparelho mental?

R: Entre 1920 e 1923, depois que Freud distinguiu os conceitos de consciente e inconsciente, esse introduziu os conceitos de id, ego e superego, sendo o segundo aparelho mental. O ID – inato e não se altera com o desenvolvimento e sede das pulsões. O EGO – desenvolve-se quando o bebê começa a ter ciência de sua identidade, contato com a realidade e mediação entre id, superego e realidade. O Superego – Responsável pelo reconhecimento das regras, leis e proibições, desenvolve-se a partir do ego.

O id é o que está anterior ao inconsciente, seria a parte mais primitiva, o id age conforme as manifestações do princípio de prazer, ou seja, sua função é a obtenção de satisfação a qualquer preço, sem noção alguma de juízo, valor, moralidade, bem ou mal. O ego faz o papel de mediador entre as exigências do id e do mundo externo, age conforme o princípio de realidade empenha-se em reduzir a tensão do id até encontrar o objeto para satisfazê-lo. O superego é a moralidade, as regras, sua função é inibir a satisfação do id.

A personalidade é o resultado da ação dinâmica dessas três instâncias entre si e com a realidade externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com