TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinapses de impulso nervoso. Neurotransmissores

Projeto de pesquisa: Sinapses de impulso nervoso. Neurotransmissores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

A depressão é uma doença seria, com sintomas como a tristeza, as vezes ignorados. Porém se esse sentimento durar longos períodos pode interferir de maneira irreversível a vida do individuo.

 Impulso Nervoso Sinapses. Neurotransmissores

 Causas?

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si, em alguns casos também pode ser classificada como hereditária. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

 Diagnostico?

O diagnóstico de depressão requer a presença de três ou mais sintomas que incluam obrigatoriamente espírito deprimido ou anedônia, durante pelo menos duas semanas, provocando distúrbios e prejuízos na área social, familiar, ocupacional e outros campos da atividade diária.

Seu diagnostico deve ser medido de uma entrevista com o paciente ou familiar para anaminese dos sintomas além de analisar o histórico familiar e de vida do paciente.

Após a análise do psicólogo os dados serão encaminhados para analise e complemento do Psiquiatra.

 Conduta Terapêutica?

Após o diagnostico o tratamento deverá seguir com antidepressivos com o acompanhamento terapêutico para orientá-lo com o uso e influenciar na sequência do mesmo. E seus riscos.

A medicação ajuda os neurotransmissores a se comunicar melhor, regulando o sistema nervoso.

Psicoterapia tem sua função o autoconhecimento para que o paciente entenda onde está fragilizado buscando assim a qualidade de vida.

 A importância do Psicólogo?

Ajudar o paciente a criar uma força externa para seguir adiante em suas conquistas e emoções, além de estudar o indivídua como um todo, o acolhimento é necessário, porém sem envolvimentos íntimos é promessas, deve haver uma criação de vínculos durante o tratamento, mais o vinculo deve ser profissional.

 Tabela

Características Quantidade

1 Crianças 31

2 Adolescentes 24

3 Adultos 88

Total Idade 143

Masculino 50

Feminino 93

Total Gênero 143

Localidades

SB.Campo 95

Diadema 21

Santo André 18

São Caetano Sul 0

Outros 9

Total Local Residência 143

Depressão: Neurociência aponta onde é processada a solidão

Hoje há duas ciências que tem como meta identificar o funcionamento do cérebro e mente são elas a medicina e a psicologia, e umas dessas metas e descobrir onde se processa a solidão.

Já se sabe que a depressão esta diretamente ligada a humor, tristeza e tendo como causa a solidão, mais o que se procura é identificar a onde ela se localiza no cérebro e até que ponto se afeta na saúde.

Para tentar descobrir o que acontece foi feito uma pesquisa na universidade de Chicago com 23 mulheres, com ressonância magnética usada para tentar identificar algum transtorno relacionando com a depressão que tem por um de seus sintomas a solidão.

Para isso foi mostrado para as participantes imagens de conflitos e imagens de felicidade e tristezas melancolias, para coloca-las em situações de conflito ao sentimento de ansiedade e depressão.

Como resultado se obteve que as pessoas mais sociáveis na região do Estriado ventral no cérebro ficou mais ativa ao observar as imagens de felicidade ,e que o mesmo não ocorre com pessoas solitárias.

Portanto a região do cérebro Estriado ventral é muito importante para o comportamento ativando estímulos, e é conhecido pelos psicólogos em comportamento como recompensas primarias (como a comida) e recompensas secundarias (como o dinheiro) está associada também ao convívio social.

Os neurotransmissores são substancias químicas produzidas pelos neurônios, e juntamente com a sinapse dão o ponto de conexão com as outras células, são produzidas em células produtoras, e acumuladas em vesículas sinápticas, sendo armazenadas uma vez nas vesículas sinápticas reagem diretamente na membrana do neurônio seguinte.

Os neurônios precisam ter a disposição os neurotransmissores, para serem sintetizados a qualquer momento.

 Os principais neurotransmissores:

Acetilcolina: é o maior neurotransmissor encontrado no corpo humano, presente na bexiga, estomago, entre outros. Está envolvida na transmissão de impulsos de células, nervosas, de músculos cardíacos a algumas glândulas é vital pelo seu papel relativo aos movimentos e a memória.

Endorfina: responsável pelo sentimento de adrenalina e alivia a sensação de dor.

Dopamina: A falta de desse transmissor causa o mal de Parkinson, e responsável pelos movimentos suaves e controlados.

Serotonina: tem como alguma de suas funções, o batimento cardíaco e regula a luz, durante o sono.

A depressão pode acontecer por vários motivos, já que os seres humanos se alegram e entristecem com muita facilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com