TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurotransmissores

Ensaios: Neurotransmissores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 5

Neurotransmissores

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor central, precursor metabólico da noradrenalina e da adrenalina.

A dopamina é sintetizada no hipotálamo e segregada nas sinapses dos neurônios adjacentes, ela promove a sensação de prazer e de motivação a, sua ativação pode causar entre outros efeitos é a responsável por estarmos inquietos desassossegados, perda de apetite, euforia, insônia e o pensamento obsessivo de quem ama, também o desejo sexual é incentivado por esta substancia, a quantidade dessa substancia no cérebro está relacionada com a intensidade da paixão, quanto mais intensa é a paixão, mais alto será o nível dessa no cérebro.

Este neurotransmissor também está relacionado de alguma forma com a endorfina, isto é, a morfina natural responsável pelo prazer, seja ele sexual ou uma emoção amorosa, desta forma quando qualquer pessoa tem um orgasmo, o nível de endorfina aumenta drasticamente no cérebro, esta também é responsável a sensação de estar vivendo um sonho, as “saudade” da pessoa amada, mesmo quando esta está presente, no entanto o cérebro não consegue produzir a endorfina correspondente à paixão e ao desejo durante muito tempo.

A dopamina também diminui a serotonina, que por sua vez diminui os fatores libertadores de gonadotrofina pela hipófise, sendo estas inibidoras das hormonas sexuais, ou seja, quanto mais serotonina menos hormonas sexuais.

Adrenalina e Noradrenalina

Catecolamina é o nome dado ao grupo de aminas aromáticas (cadeira de carbonos) como a neroadrenalina, adrenalina, dopamina e seus derivados, que atuam como hormônios e neurotransmissores respectivamente. Adrenalina e noradrenalina são formadas a partir da dopamina, elas atuam na musculatura cardíaca e no metabolismo (adrenalina) e também na circulação periférica (noradrenalina) ajudando o corpo a lidar com o stress agudo e crônico.

Na hora da relação sexual ou mesmo na atração entre as pessoas, paixão e amor há uma aceleração do coração, e a excitação propriamente dita.

Feniletilamina

Neurotransmissor estimulante e antidepressivo, atualmente associado à paixão é a feniletilamina, uma molécula natural semelhante à anfetamina e sua produção no cérebro possa ser originada por acontecimentos tão simples como a troca de olhares ou um aperto de mão. A relação desde neurotransmissor com a paixão deu inicio a teoria de um médico do Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque, que seria a de que o cérebro de uma pessoa apaixonada continha quantidades de feniletilamina fora do padrão normal e que esta substancia poderia ser originada, em sua maioria, pelas sensações e alterações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados.

Existem muitos alimentos que contêm grandes quantidade deste neurotransmissor, já que a quantidade desta substancia está relacionada diretamente com a paixão e desejo sexual, estes alimentos podem ser considerados afrodisíacos, podemos encontrar vários, como por exemplo, o chocolate, no entanto é necessário comer muita quantidade de chocolate para observar claramente os seus efeitos. Outros alimentos como catuaba, cacau e ginseng possuem uma substância chamada feniletilamina que é responsável pela sensação de prazer.

Endorfina

Morfina natural, neurotransmissor endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios.

Ocitocina

A ocitocina é um neurotransmissor produzido no hipotálamo e armazenado na neuro-hipófise, ela é absorvida pela grandula pituitária posterior, para que possa ser lançada na corrente sanguínea, em circunstâncias especificas. Até recentemente pensava-se que a ocitocina fosse uma hormona feminina, cuja função seria apenas estimular as contrações do útero durante o ato do parto e responsável pela contração dos seios durante a lactação. Atualmente é vista como uma hormona envolvida, nos mais diversos aspectos da vida sexual, tanto no sexo feminino como como no sexo masculino. Quando uma pessoa é tocada por outra sexualmente excitante, de imediato sobem os níveis de ocitocina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com