TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNDROME DO PÂNICO

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITAGORAS

ADRIANA DA PENHA DELAPARTE PEREIRA

ANDRÉ LUIZ AFIF NEME

CARLA ELSQUEL SILVA RAMOS

FERNANDA BRUNA SIQUEIRA GONÇALVES

JACIENE LETICIA PERSAN

KELLEN CRISTINA DA SILVA

LARISSA VINHAL SILVA SOUSA

MATEUS SOUZA MARQUES

NATÁLIA MARIANE MUNIZ FERNANDES

RAQUEL PEREIRA DE MOURA

SÍNDROME DO PÂNICO

UBERLÂNDIA

2018

ADRIANA DA PENHA DELAPARTE PEREIRA

ANDRÉ LUIZ AFIF NEME

CARLA ELSQUEL SILVA RAMOS

FERNANDA BRUNA SIQUEIRA GONÇALVES

JACIENE LETICIA PERSAN

KELLEN CRISTINA DA SILVA

LARISSA VINHAL SILVA SOUSA

MATEUS SOUZA MARQUES

NATÁLIA MARIANE MUNIZ FERNANDES

RAQUEL PEREIRA DE MOURA

SÍNDROME DO PÂNICO

Trabalho elaborado na Disciplina de Neuroanatomofisiologia, 1º Período A de Psicologia Matutino, da Faculdade Pitagoras, como requisito parcial para aprovação.

                                        Orientadora: Profa Ms. Beth Ann Alphonse Francis

UBERLÂNDIA

2018

        INTRODUÇÃO

        Distúrbios psiquiátricos, são motivadores da inabilidade de uma grande porcentagem populacional. Dentre os distúrbios que mais afetam os indivíduos está a síndrome do pânico. Inúmeros estudos foram realizados com o objetivo de achar substâncias que ajudem a controlar o medo para assim poder reproduzir medicamentos mais eficientes. Em pacientes com leves indícios de ansiedade e depressão é necessário que eles passem um tempo sobre acompanhamento médico antes de começar um tratamento à base de remédios. Esse procedimento tem tido notáveis resultados em pessoas que possuem ansiedade e transtornos de humor, associando ao tratamento com medicamentos sem ocorrer danos ao paciente. As consultas de psicoterapia são utilizadas particularmente ou em conjunto de acordo com o tipo de diagnose.

        As disfunções associadas a ansiedade são inúmeros: Síndrome do pânico, transtorno de ansiedade social, distúrbio de ansiedade generalizada e estresse pós-traumático.

        Em média quatro adultos passam ou passarão a sofrer com transtornos psíquicos pertencentes a ansiedade no decorrer de sua vida, pois eles tentem a sofrer tanto fisicamente quanto mentalmente. Algumas análises já constam que estes distúrbios podem estar relacionados ao ambiente de trabalho, situações traumáticas, vícios como drogas, grande estimulo para ansiedade e depressão.

        É essencial observar quando os distúrbios de ansiedade relacionados a outros transtornos como a bipolaridade, assim tento grandes do paciente tentar cometer suicídio. Outras pesquisas demonstram que pacientes que passam por algum tipo de trauma apresentam ansiedade e pânico.

        METODOLOGIA

        A partir de conhecimentos sobre a área, foi feita uma pesquisa sistematizada analisando diversos artigos para se chegar a um resultado que acrescentasse e, também, fosse equivalente a toda a teoria e experiência conhecida.

        De ponto de partida, foi feita uma pergunta para nortear a pesquisa: “o que os artigos que abordam o tema acerca da “panic disorder and treatment” discutem?”, a partir disso, pesquisaram na BVS, onde acharam aproximadamente 120 artigos, porém apenas 4 se incluíam nos fatores da inclusão. Pesquisaram também na SciELO e PubMed achando 2 artigos em cada. Na sequência, reuniram os resultados encontrados para realizar uma discussão. Ao finalizar a pesquisa, tudo foi registrado e redigido para sua versão final definitiva.

        Portanto, o artigo buscou estabelecer uma relação entre os artigos referenciados e não somente ser um apanhado de ideias sobre o tema, na intenção de realizar discussões sobre a temática discutida nos artigos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Título: Emerging Drugs for the Treatment of Anxiety

Objetivo: Analisar como se comportam as substâncias para que possam ser usadas como ansiolíticas. Para comparar com os medicamentos usados atualmente.

Conclusão: Sabemos que essa combinação traz resultados promissores, mas novos tratamentos ainda são necessários.

Título: Cognitive Behavioral Therapy: state of the art, a review

Objetivo:  Analisar vários artigos e discutir o melhor tratamento para cada síndrome.

Conclusão: Para fobias simples o melhor tratamento são as terapias em grupos. Em casos com pânicos o melhor tratamento é a terapia individual. Mas se houver ataques de pânico é necessário o uso de medicamentos.

Título: Influence of Study Design on Treatment Response in Anxiety Disorder Clinical Trials.

Objetivo: Estudos sobre a medicação e ao placebo em pacientes com quadros de transtornos de ansiedade social, distúrbios de ansiedade generalizada e transtorno de pânico.

Conclusão: A expectativa do paciente a resposta ao placebo e a gravidade da doença de base.

Título: Watchful waiting for subthreshold depression and anxiety in visually impaired older adults.

Objetivo: Concluir que o tratamento rápido sobre a ansiedade e depressão, não seja necessário. O objetivo do estudo foi determinar as taxas de remissão da depressão sub-limiar e ansiedade, por alguns meses de espera e vigia.

Conclusão: O método espera e vigilante ajuda a reduzir custos e pode controlar a depressão e ansiedade de baixa intensidade.

Titulo: Smoking Processes, Panic, and Depressive Symptoms among Treatment-Seeking Smokers.

Objetivo: Verificar as relações entre diminuir ou cessar o tabagismo em relação a sintomas de pânico e depressão.

Conclusão: Os sintomas depressivos e pânico podem ser associados ao abandono do fumo. Mas não foram associadas a motivos habituais de fumar.

Titulo: Treatment effect on temperament and character in panic disorder: a prospective randomized double-blind study.

Objetivo: Verificar o efeito do tratamento farmacológico para o transtorno do pânico sobre algumas dimensões e fazer comparações com o efeito da imipramina e fluoxetina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com